segunda-feira, 1 de outubro de 2012

“Esporte”: Repórteres esportivos mostram versatilidade para encarar funções diferentes das editorias em que se criaram e começam a marcar presença em várias outras áreas da programação da Globo


Tiago Leifert apresentando a competição musical “The Voice” nas tardes de domingo, Tadeu Schmidt, à noite, fazendo no “Fantástico” reportagem sobre a nova novela das sete, “Guerra dos Sexos”. Realmente, o pessoal da editoria de esportes da Rede Globo está jogando nas onze. E driblando direitinho nas novas funções.

Tiago, que em 2009 se tornou repórter revelação por sua espontaneidade do “Globo Esporte” em São Paulo, e em 2010 ficou conhecido em rede nacional por sua espontaneidade no Programa “Central da Copa”, conseguiu em pouco tempo uma oportunidade que muitos levam anos buscando na emissora: tornar-se o apresentador principal de uma atração. Curiosamente, na estreia do “The Voice” ele estava longe de ter a mesma espontaneidade que sempre mostrou nos programas de esporte. Descontração que muitas vezes beirava ao exibicionismo.

Fora do seu habitat, na competição musical Tiago passou a revelar uma timidez que até então tinha conseguido mandar para escanteio. E esse “menos” fez a diferença e virou um “mais”. Na segunda edição do programa, que foi ao ar nesse domingo (30), o apresentador estava muito mais à vontade no comando da atração e no bate-papo com os candidatos nos bastidores. Mais ainda vai precisar se destravar mais, porém com equilíbrio, sem cair no exibicionismo anterior, para substituir Pedro Bial no comando do “Big Brother Brasil”, como cogita a emissora.

Já Tadeu Schmidt, que há cinco anos está no “Fantástico” comandando quadros ligados ao esporte, como o “Bola Cheia, Bola Murcha”, vem expandindo seu território de atuação cada vez mais. Ele, que aparece esporadicamente revelando o que é verdade e o que é mentira na internet, já criou a série “Phantasmagoria”, sobre fenômenos sobrenaturais, e nesse domingo (30), apareceu à frente de uma reportagem sobre dramaturgia. Coube a ele entrevistar o autor Silvio de Abreu, o diretor Jorge Fernando e os atores Irene Ravache e Tony Ramos sobre a estreia nessa segunda-feira (1) de “Guerra dos Sexos”. Fez tanta pose que ganhou até um elogio de Jorge Fernando: “Você pode ser galã. A televisão está precisando”, brincou o diretor.

Antes deles, tivemos mais recentemente o exemplo de Glenda Kozlowski, que após apresentar o “Globo Esporte” de 2008 a 2010, e narrando há quatro anos a transmissão dos desfiles das escolas de samba do carnaval do Rio de Janeiro, também já foi deslocada para comandar o reality show de aventuras “Hipertensão”. Desde 2011 está à frente do “Esporte Espetacular”, mas não será de se surpreender se ela não aparecer novamente em qualquer outro novo programa fora da área do esporte. Afinal, com tanto evento esportivo mundial vindo pela frente, é claro que eles vão dominar a programação em várias áreas. E, pelo jeito, já estão sendo treinados para isso.