domingo, 21 de outubro de 2012

“The Voice Brasil”: Nova fase deixa mais acirrada disputa entre concorrentes e técnicos, que agora contam com ajudantes


O “The Voice Brasil” entrou na fase de Batalhas nesse domingo (21), na Rede Globo, criando no público a mesma expectativa que marcou as quatro primeiras semanas em que os técnicos Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Daniel e Lulu Santos ficavam de costas para fazer escolhas às cegas dos candidatos. Diferentemente de outras competições musicais da TV que exploram o humor como atrativo e acabam perdendo a graça após a etapa classificatória, o programa, como o nome já diz, prioriza a voz e o talento. E a disputa está ficando cada vez mais acirrada, pois a maioria dos participantes é formada por profissionais.

Foram oito batalhas, dois duelos por equipe, entre duplas escolhidas pelos técnicos, que tiveram a missão de escolher apenas um dos dois depois da apresentação. Tanto na preparação dos cantores quanto na hora da apresentação os técnicos contaram com a ajuda de um cantor. Ed Motta ficou no time de Claudia Leitte; Luiza Possi, que já foi jurada do "Ídolos" no SBT, no de Daniel; Preta Gil no de Lulu Santos, e o vocalista do Jota Quest, Rogério Fausino, no de Carlinhos Brown.

As músicas interpretadas também foram escolhidas pelos técnicos. Não achei legal Claudia Leitte ter dado a uma de suas duplas uma música em inglês, “Closer”. Tudo bem que “Boa sorte”, que Carlinhos Brown deu a uma das suas duplas também tem trechos em inglês (Good Luck), mas ao menos a maior parte é em português. E ele decidiu que ficaria justamente a cantora que interpretou justamente a parte no seu próprio idioma.

A apresentação de dois cantores de Claudia foi uma das mais criticadas pelos técnicos. “Foram poucos generosos um com o outro”, afirmou Lulu, Discordando de Carlinhos Brown que havia dito antes ter visto “uma briga de galos”. Ed Motta tentou defender sua equipe e Lulu retrucou a opinião do ajudante de Claudia Leitte. Aliás, Claudia fez caras de poucos amigos quando Daniel discordou dela, após a técnica dizer que Pedro Eduardo, da dupla do cantor sertanejo, tinha levado vantagem pela música escolhida. Esse clima de competição entre os técnicos, com argumentos sérios de quem tem conhecimento de causa, também torna o programa mais atraente.

Nessa primeira Batalha, três participantes foram eliminados e 13 foram salvos, graças à possibilidade de cada técnico poder escolher mais três para seus respectivos times, salvando os prováveis eliminados. E vale destacar também o bom desempenho de Tiago Leifert, que a partir de agora está subindo no palco em formato de ringue e interagindo também com os técnicos. O repórter, que até então fazia parte do time de esportes da emissora, está se mostrando bem à vontade no papel de apresentador de um programa musical, arriscando até umas brincadeiras, como fez quando imitou o gestual da participante que cantou “Boa Sorte” no momento do “Falling”. Agora é aguardar as próximas Batalhas.