quarta-feira, 10 de outubro de 2012

“Avenida Brasil”: Graças à interpretação que Juliano Cazarré deu a Adauto, um gari conseguiu roubar a cena em novela na qual os protagonistas estão ligados por um lixão


Juliano Cazarré apareceu discretamente quando “Avenida Brasil” estreou, em 26 de março, em cenas em que seu personagem, Adauto, era apenas um varredor de rua. Passados seis meses, o desprendimento do ator ao doar todo seu talento, simplicidade, experiência e conhecimentos ao humilde gari fizeram dele passar do posto de coadjuvante ao time de primeira linha da novela das nove da Rede Globo. E olha que os protagonistas estão todos inter-relacionados por algum tipo de ligação com o Lixão, cenário no qual o gari não foi visto. Pelo menos não até agora.


Aficionado por Muricy (Eliane Giardini), Adauto despontou quando a matriarca da família Tufão se separou do marido, Leleco (Marcos Caruso), e aceitou se relacionar com o jovem apaixonado. Com mais espaço para se mostrar, Juliano não deixou escapar a chance de fazer a diferença na trama. Analfabeto, honesto e trabalhador, Adauto conquistou a todos com seus erros de português, ignorância sobre muitas expressões, comentários sinceros feitos nem sempre na hora certa e uma vontade de ajudar ao outro que o levavam a exercer com prazer a função de conserta-tudo, reformando até o banheiro da casa da empregada da mansão.

Foi o encanto que Juliano deu a Adauto que fez o público, depois de rir tantas vezes com o personagem, emocionar-se no capítulo de segunda-feira (8), quando ele descobriu que estava sendo traído por Muricy com Leleco. No de terça-feira (9), em que subiu no telhado, inconformado com a dura realidade.  E no dessa quarta-feira (10), deu pena ver Adauto, após ter abandonado a mansão e sendo acolhido na casa de Monalisa (Heloísa Périssé), tentando se matar batendo a cabeça na parede dizendo que estava tentando “arrumar uma dor maior do que a que está no coração”.

Olenka (Fabíula Nascimento), que o consola, é uma das possibilidades de novo amor de Adauto. Por sinal, ela é a única que demonstrou ter percebido alguém ter cochichado no ouvido do ex-jogador do Divino Futebol Clube quando ele estava para bater um pênalti e, em seguida, perder o lance e ter se afastado para sempre dos gramados. É um segredo ainda a ser revelado nessa reta final da novela.

Se no fim Adauto vai ficar com Olenka, perdoar e voltar para Muricy ou até fazer a festa da dupla Zezé (Cacau Protásio) e Janaína (Cláudia Missura), revezando-se entre as duas admiradoras, só o autor João Emanuel Carneiro sabe. O que vale mesmo é que em meio ao lixão, um gari conseguiu roubar a cena e proporcionar boas risadas em meio a tramas tão pesadas que pontuam a rivalidade entre Carminha (Adriana Esteves) e Nina (Débora Falabella).