terça-feira, 9 de outubro de 2012

“Vídeo Show”: Aracy Balabanian faz toda a diferença com sua generosidade ao reviver Dona Armênia para homenagear Marcelo Novaes e a novela “Avenida Brasil”


Aracy Balabanian fez toda a diferença ao reencarnar no “Vídeo Show” dessa terça-feira (9), na Rede Globo, a excêntrica Dona Armênia personagem marcante que interpretou tanto em “Rainha da Sucata, de 1990, quanto em “Deus nos Acuda”, de 1992, ambas de autoria de Silvio de Abreu, para prestar uma homenagem a “Avenida Brasil” e, em especial, ao ator Marcelo Novaes.

Geralmente, os atores que pertencem ao casting da emissora aparecem dando depoimentos curtos gravados nos bastidores do Projac. Mas com Aracy foi diferente. Ela ganhou praticamente um quadro no qual a “noveleira” Armênia apareceu para comentar “Avenida Brasil”, trama de João Emanuel Carneiro da qual ela não perde nenhum capítulo.

Devidamente caracterizada como sua antiga personagem, a atriz apareceu num cenário digno de Dona Armênia, que lembra um pouco a sala da Dona Hermínia, personagem do humorista Paulo Gustavo no espetáculo teatral “Minha Mãe É Uma Peça” e no programa “220 Volts”, feito pelo mesmo ator, do Multishow. Mas, enfim, Dona Armênia é precursora e tem aval para avaliar a novela das nove. Ela até compara, em tom de gozação, o subúrbio carioca do Divino atual com o de Santana, em São Paulo, onde vivia com os filhos Geraldo (Marcello Novaes), Gerson (Gerson Brenner) e Gino (Jandir Ferrari), os quais ela chamava de “filhinhas”, por causa da mistura de armênio e português no sotaque da personagem. Fácil para ela, uma atriz brasileira descendente de armênios.

No “Vídeo Show”, Dona Armênia apareceu diante de um aparelho de televisão assistindo a “Avenida Brasil”. Moralista, ela afirmou que o mundo está muito sem-vergonha e colocou “na chón” Suelen (Isis Valverde), “Leleca” (Marcos Caruso), porque “usa shorts muito curtos”, e Max, que está fingindo ser “sua lourinha”. “Não gosto quando falam que Geraldinha é parecida com essa Max. Max é bandido, minha Geraldinha não era”, defende Dona Armênia, comparando o atual personagem de Novaes com o que ele interpretou há 22 anos atrás, quando, na ficão, era filho de Aracy. E logo em seguida ela encerra o quadro dizendo que precisa ir ao salão de beleza: “Agora vou ‘na’ cabeleireira Monalisa”, diz ela, referindo-se à personagem de Heloísa Périssé na mesma novela.

Não seria má ideia manter Dona Armênia como comentarista de novelas no programa...