terça-feira, 23 de outubro de 2012

“Malhação”: Roteiro concilia modernidade com nostalgia do romantismo da adolescência, novela recupera frescor que havia perdido nos últimos anos e Alice Wegamnn se destaca entre os novos atores



A vigésima temporada de “Malhação” pode até estar longe de atingir os índices de audiência de 2004, quando a série conquistou mais de 30 pontos no Ibope embalada pelo sucesso da Vagabanda, mas sem dúvida vive uma boa fase graças à volta ao ambiente de um colégio e à aposta nos conflitos que envolvem os romances na adolescência, depois da anterior que investiu em alunos com mais idade, já na faculdade, e até com um núcleo na favela. Os atuais autores, Patrícia Moretzsohn e Ricardo Hoffstetter, trouxeram uma revigorada a um programa que insiste em se manter no ar há 17 anos.

Aliado ao texto bem costurado, conciliando modernidade e nostalgia romântica que sobrevive no subconsciente de muitos jovens, há um elenco bem escalado, com destaque para o trio de protagonistas formado por Alice Wegmann (Lia), Agatha Moreira (Ju) e Guilherme Prates (Dinho), além de David Lucas como Orelha e Juliana Paiva como Fatinha.

Tirando a interpretação competente dos jovens atores, do reforço de artistas veteranos e da direção cuidadosa, pesa a forma como temas como buylling, virgindade, traumas recorrentes da separação dos pais ainda na infância, desvios de caráter, amizades e traições estão sendo tratados.

A cena daquela que deveria ser a primeira vez de Ju com Dinho no capítulo dessa terça-feira (23) não aconteceu. Muito mais do que mostrar um conto de fadas, serviu como um alerta para meninas que se entregam a uma paixão sem avaliar as futuras consequências de seus atos. Dinho não foi um aproveitador, faz parte de sua personalidade ser um jovem aventureiro, que não se prende definitivamente a nada nem ninguém. E ele nunca fingiu ser diferente. E na hora “H” Ju se rendeu a encarar a realidade que estava à sua frente com os olhos da verdade, principalmente por ter sido alertada antes pela amiga Lia.

E é Lia quem tem conquistado a maioria dos fãs dessa temporada de “Malhação”. É a personagem de Alice a mais curtida no site da novela no Facebook. Os fãs elogiam seu visual de roqueira, contestadora, rebelde. Mas, tal identificação talvez aconteça também por Lia representar a jovem que precisa se mostrar forte para combater suas próprias inseguranças e abafar a carência que sente desde que a mãe abandonou a família quando ela ainda era criança. Ela mostra ainda uma qualidade rara, de extrema lealdade, ao abrir mão de qualquer sentimento mais forte que possa nutrir por Dinho para não magoar sua melhor amiga, Ju. E é isso que faz dela uma personagem forte, altruísta e honesta, reforçada ainda mais pela entrega de sua intérprete.