segunda-feira, 15 de outubro de 2012

“Lado a Lado”: Marjorie Estiano e Camila Pitanga emocionam e se firmam como fortes protagonistas em cenas comoventes de Laura e Izabel na novela das seis da Globo


Não tem como não sentir prazer ao ver duas atrizes de uma mesma geração como Marjorie Estiano e Camila Pitanga numa cena tão delicada e comovente, em meio a sorrisos cheios de lágrimas, como foi a dessa segunda-feira (15) em “Lado a Lado”, em que Laura consegue arrancar a confissão de Izabel de que o bebê que espera é sobrinho da amiga. Camila estrou em 1993, em “Sex Appeal”. Marjorie em “Malhação”, em 2003. Mas no embate entre as duas protagonistas da novela das seis da Rede Globo o que se viu foram duas atrizes marcando território para, independentemente da amizade na ficção ou na realidade, fazerem jus ao posto que ocupam em um elenco com veteranos de primeira.

Nas primeiras semanas da trama de Cláudia Lage e João Ximenes Braga, que estreou em 10 de setembro, Camila Pitanga dominou a cena, graças aos fatos muito mais impactantes envolvendo sua personagem, Izabel. Mas nas semanas mais recentes, Marjorie virou o jogo. Nos capítulos iniciais, a atriz parecia ainda presa a seu trabalho anterior como a Manuela de “A Vida da Gente”. Talvez porque na novela do mesmo horário exibida ano passado, embora fosse moderna, sua personagem também era subjugada pela mãe, Eva (Ana Beatriz Nogueira), tal qual agora no folhetim de época, em que trava embates com Constância (Patrícia Pillar).

Essa diferença muito sutil entre uma e outra podem ter dificultado o trabalho de criação da atriz. Mas Marjorie foi crescendo em cena e dando a Laura uma personalidade própria, soltando-se com mais facilidade e segurança no texto e na caracterização marcada pelo figurino, movimentos e postura do início do século. A ponto de sua Laura estar dominando muitas vezes até mesmo as cenas divididas com Izabel ou com a própria Constância. 

Na ala masculina o mesmo vem acontecendo. Depois de Lázaro Ramos tirar todos da sua frente com seus movimentos de capoeira como o Zé Maria, e Thiago Fragoso aparecer em cena como se fosse para ser apenas o almofadinha de época Edgar, o jovem aristocrático começa a se revelar e a conquistar também seu espaço como candidato a herói da história. O cara a cara entre os dois no mesmo capítulo em que suas amadas se descobriram formando uma mesma família deu uma prévia de que o quarteto ainda tem chances de roubar muitas cenas da novela.