domingo, 28 de outubro de 2012

“The Voice Brasil”: Nova fase do programa mostra o tamanho da responsabilidade dos técnicos tanto na escolha do repertório quanto na preparação dos concorrentes





O clima de competição entre os técnicos do “The Voice Brasil” tem sido um elemento à parte na disputa também acirrada entre os concorrentes a vencedor do título de A Voz do Brasil no programa da Rede Globo. E nesse domingo (28) ficou claro que Lulu Santos é um dos técnicos com mais espírito de briga em suas colocações. Ele, que já havia provocado Carlinhos Brown em edições anteriores, dessa vez incomodou Claudia Leitte ao, com toda sua sinceridade, afirmar que uma das duplas preparada pela cantora não agradou ao cantar “Ainda Lembro”, de Marisa Monte. “A música é linda, mas eu não senti nada”, disse Lulu, enquanto um close em Claudia mostrava sua contrariedade com o comentário. Só que Daniel, que aparenta ser o mais metódico, foi outro técnico a afirmar que não tinha visto “química” entre a dupla.
 

Essa fase do programa revela a responsabilidade dos técnicos tanto na escolha do repertório quanto na preparação dos concorrentes. E essa espontaneidade que eles mostram no ar tornam o programa bem mais crível do que muitos outros que sobrevivem apenas pelas polêmicas de bastidores plantadas em notinhas de colunas. Vale o que o público está vendo e constatando. E é nítido que Claudia está sendo a técnica menos empenhada em ensinar e querendo mais aparecer como a “fada madrinha” de seus escolhidos. E sua escolha do repertório é tendenciosa. Sua segunda dupla cantou “Famosa Millionaire”, uma versão gravada pela própria Claudia. Enquanto Daniel, um cavalheiro, escolheu para uma de suas duplas uma música de Lulu, “Um Pro Outro”.

Continuo achando dispensável a escolha de músicas americanas, já que se trata da escolha de A Voz do Brasil. Talvez seja uma cláusula que faça parte do contrato quando o formato do programa é comprado. Mas, sem dúvida, considero que a escolha de melhor qualidade foi a do técnico Carlinhos Brown, que abriu o programa com sua primeira dupla cantando divinamente “Canto das Três Raças”, de Clara Nunes. De chorar de emoção.


O programa também trouxe nesse domingo a novidade de intercalar as apresentações com depoimentos de familiares na plateia, de técnicos sobre os ensaios, de técnicos após “salvar” um cantor de outro técnico, de cantores salvos. Acredito que apenas as cenas dos ensaios sejam suficientes. Assim como acho dispensável o merchandising de um produto de beleza mostrando um cabeleireiro preparando uma das cantoras. Ficou parecendo o “Vai Dar Namoro”, que o Rodrigo Faro faz no “Melhor do Brasil”, na Record. Prejudicou o glamour do programa. 

Vamos para as próximas Batalhas.