segunda-feira, 8 de outubro de 2012

“Domingão do Faustão”: Marcos Caruso ganha homenagem que transcende seu talento como Leleco de “Avenida Brasil” e mostra o ser humano que há por trás do ator


Marcos Caruso não foi anunciado como “monstro sagrado da televisão brasileira” no “Domingão do Faustão” desse domingo (7), nem teve o batido anúncio surpresa que não surpreende mais ninguém de Fausto Silva dizendo “Você está no Arquivo Confidencial”. Não precisava. As declarações feitas na homenagem feita ao intérprete do Leleco de “Avenida Brasil” justificaram qualquer elogio à personalidade do ator ou exaltação a seu talento.

Após enquetes com o público e familiares falando sobre Leleco, veio a vez de profissionais falarem sobre o ator. “Poucas vezes conseguimos reunir um time desse quilate”, reconheceu Fausto Silva, referindo-se aos artistas que gravaram depoimentos falando sobre a pessoa de Caruso. Estavam lá, para começar, Regina Duarte, Jayme Monjardim, Lilia Cabral, Jandira Ferrari, representando a turma da antiga.  “Ele nunca está satisfeito com nada. Ele sempre quer mais, quer o melhor”, afirmou Jandira.

No grupo dos mais jovens, com menos experiência, mas nem por isso menos talento, como o próprio apresentador frisou, estavam Natália Dhil, José Loreto, Cauã Reymond, Débora Nascimento e Fernanda Vasconcelos, que deu o depoimento mais comovente. A atriz lembrou de quando contracenou com Caruso em “Páginas da Vida”, novela de Manoel Carlos exibida em 2006.  “Antes de gravar, ele olhou para mim e me deu um abraço. E a gente fez a cena mais linda. Nesse silêncio que você me deu e nesse abraço, você me ensinou a não ter medo do desafio, a encará-lo e abraça-lo. E isso eu carrego para sempre e tem sido muito importante na minha carreira”, confessou emocionada, Fernanda.

E Marcos Caruso saiu como entrou. Um ator humildemente orgulhoso de estar sendo reverenciado por todo seu trabalho no teatro e na televisão. Um homem, um cidadão, respeitado por tudo que ele representa não só para a classe artística como para os telespectadores que o admiram.

Caruso não é Leleco. Desde sempre o ator falou que teve que aprender a ser um personagem tão diferente de todos os tipos que já tinha vivido em 40 anos de carreira. É essa vontade de se reinventar que faz dele um personagem exemplar que transcende a ficção e deve servir de modelo na vida real.