quinta-feira, 18 de outubro de 2012

“Lado A Lado”: Patrícia Pillar se reinventa ao fazer mais uma vilã, dessa vez sem subterfúgios, mas com altivez soberana e beleza requintada na novela das seis


Patrícia Pillar está provando em “Lado A Lado”, novela das seis da Rede Globo, que passou com louvor na escola de maldades ao interpretar Flora, a vilã dissimulada de “A Favorita”, novela das nove de João Emanuel Carneiro exibida em 2008. Com uma altivez soberana e beleza requintada, a atriz voltou à cena na ala dos maus, e o fato de agora tratar-se de uma novela de época só acentua sua capacidade de se reinventar. No capítulo dessa quinta-feira (18), ela mais uma vez fez Constância, a arrogante ex-baronesa que interpreta na trama de João Ximenes Braga e Cláudia Lage, deslizar suavemente em sua própria crueldade ao revelar seu plano de matar o próprio neto ao nascer.

Inconformada após saber que o filho que Isabel (Camila Pitanga) espera é seu neto, fruto de mais uma aventura inconsequente de Albertinho (Rafael Cardoso), a ex-baronesa é implacável ao em afirmar a sua irmã Carlota (Christiana Guinle), em plena igreja: “Nem morto ele vai ser meu neto”. O plano maquiavélico é de contratar uma “tecedeira de anjos”, mulheres que na época se encarregavam de dar fim a crianças recém-nascidas indesejadas.

Desde a estreia da novela, há pouco mais de um mês, Patrícia tem se mantido impecável no papel da dama da sociedade inconformada por ter perdido seu título de nobreza com a proclamação da República. No capítulo de quarta-feira (17) ela se superou mais uma vez ao mostrar toda sua capacidade de ser dissimulada e cruel em situações distintas. Primeiro na cena em que propôs um brinde na Confeitaria ao seu amante, o senador Bonifácio Vieira (Cássio Gabus Mendes), estando sentada na mesa ao lado da mulher dele, Margarida (Bia Seidl). Tal comportamento já seria audacioso nos tempos atuais. Segundo na cena em que deu um tapa solene na cara de Albertinho quando o filho esmera o menor esboço de falar sobre a possibilidade de ser o pai do bebê que Isabel espera. 

Sem ter que andar por um caminho de via dupla, Patrícia está fazendo de Constância uma vilã assumida, sem subterfúgios, sem máscaras, autêntica e com extrema elegância. E, como a própria Patrícia declarou no “Vídeo Show” dessa quinta-feira (18), toda atriz sonha fazer uma vilã. “Nem sempre olhando para uma pessoa se sabe o que tem ali dentro”, afirmou ela. É preciso talento para mostrar o que há dentro de uma personagem sem perder sua própria essência.