quinta-feira, 4 de outubro de 2012

“O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”: Chico Xavier vence disputa realizada pelo SBT, diferenciando o Brasil de países que fizeram mesma votação e elegeram políticos

Chico Xavier, um dos maiores divulgadores do Espiritismo no Brasil, foi anunciado como o grande vencedor de “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, que foi ao ar nessa quarta-feira (3), no SBT, ao enfrentar na final a Princesa Isabel e Santos Dumont. Dos três, Chico foi o brasileiro mais humilde. Nasceu, cresceu e construiu sua história recheada de altruísmo no Brasil. Mas quem ganhou mesmo foi o SBT ao promover um programa ao vivo, apresentado por Carlos Nascimento, e com uma torcida animada como se estivesse numa partida de futebol. A grande final foi dedicada a Hebe Camargo, claro, que chegou a participar do programa em gravação por telefone, quanto estava contratada pela Rede TV!.

Chico Xavier chegou à semifinal após eliminar primeiro Irmã Dulce e depois Ayrton Senna. Já Princesa Isabel, defendida por ter assinado a Lei Áurea que aboliu a escravatura no Brasil, passou para a semifinal vencendo Fernando Henrique Cardoso e chegou à final após disputa com Getúlio Vargas. E Santos Dumont, considerado pelos brasileiros como o Pai da Aviação, primeiro venceu Tiradentes e chegou à semifinal vencendo ao presidente Juscelino Kubistchek em uma das disputas mais apertadas da competição: com 50,6% dos votos.

“O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” é baseado no programa “100 Greatest Britons”, da BBC de Londres. O objetivo é eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade. Após três meses de votações e mais de 1 milhão de votos registrados, foram selecionadas 100 personalidades, das milhares indicadas pelo público brasileiro.  E após se chegar aos 12 finalistas, o programa ganhou formato de competição e a cada semana o grupo dos candidatos ficava reduzido até que Chico Xavier, Princesa Isabel e Santos Dumont chegaram à grande final.

Curiosamente, na maioria dos países nos quais o programa teve sua versão realizada, o título ficou com políticos. No Brasil, dos indicados na votação feita pelo público nenhum chegou nem à final, como Getúlio Vargas (1882-1954), Juscelino Kubitschek (1902-1976), Fernando Henrique Cardoso e Luiz Ignácio Lula da Silva. Por que será, não é?



Mais "O Maior Brasileiro de Todos Os Tempos" aqui:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/07/o-maior-brasileiro-de-todos-os-tempos.html