domingo, 14 de outubro de 2012

“Avenida Brasil”: José de Abreu e Vera Holtz provam na novela das nove que a parceria de grandes atores e um grande autor faz toda diferença para o sucesso de uma trama


José de Abreu e Vera Holtz viveram o ápice de seus personagens, Nilo e Lucinda, respectivamente, nos capítulos de “Avenida Brasil” que foram ao ar nessa sexta-feira (12) e nesse sábado (13). Em um momento raro da teledramaturgia brasileira, foram dois atores que conseguiram superar o fato do segredo de seus personagens terem vazado antes através da imprensa e transformado a revelação como algo impactante e que, com certeza, comoveu os mais sensíveis. Na verdade apenas parte do segredo, pois o autor da novela das nove da Rede Globo, João Emanuel Carneiro, parece ter uma infinidade de cartas na manga para lançar a qualquer momento.

Mas não são prováveis finais que interessam aqui. Gosto do mistério, gosto da surpresa, gosto de acompanhar uma novela como quem vai ao cinema assistir a um filme e fica indignado quando, na fila da entrada, alguém que já assistiu à sessão anterior sai contando o desfecho da história. 

O que interessa aqui é elogiar mais uma vez os brilhantes desempenhos de Vera e Zé nessa reta final, como já haviam mostrado desde o começo da novela. O primeiro reconhecimento foi mostrado aqui: ... http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/05/avenida-brasil-vera-holtz-e-jose-de.html

Com uma trajetória conturbada, com certeza os “pais do lixão” exigiram de seus intérpretes uma entrega que cabe apenas a atores à espera apenas de uma única chance para saírem da periferia dos elencos para mostrarem que também têm capacidade de dividirem o papel de donos da história. As cenas de Lucinda, catatônica, clamando pelo filho morto, gritando em meio ao lixão, e as de Nilo, absolutamente fora do eixo e revelando seu amor pela mãe de seu filho após saber que ela está presa, foram de uma dramaticidade que poucos atores conseguiriam saber transportar do texto para a cena como Vera e Zé fizeram.

Independentemente se um deles é o assassino, e mesmo sem nenhum deles saber qual será o fim de seu personagem, tanto Vera Holtz quanto José de Abreu soube mergulhar sem medo no universo perigoso desses personagens tão complexos desde o primeiro capítulo. Sem falar na grande interpretação de Zé de Abreu, que, após tanto fazer graça com a risada de Nilo, emocionou ao interpretar uma sequência de fundo do poço, demostrando todo seu amor à mãe de seu filho. É essa parceria de grandes atores com um grande autor que faz a diferença.