sábado, 6 de outubro de 2012

“Avenida Brasil”: Na ânsia de ser coautora e visando lucro nas bancas, a mídia delirou ao divulgar finais mirabolantes que nunca se concretizaram na novela das nove da Globo

João Emanuel Carneiro é um autor que merece ter exaltado seu trabalho não só por criar tramas inusitadas na ficção em “Avenida Brasil” como por incentivar e alimentar a criatividade da mídia sedenta em dar “furos” de reportagem. A novela das nove da Rede Globo que estreou em março logo começou a despertar a curiosidade do público sobre os rumos que teria a vingança de Nina, personagem de Débora Falabella, que na infância foi brilhantemente interpretada pela pequena Mel Maia, contra Carminha, vivida por Adriana Esteves.

E passou a atiçar também a sede por notícia da imprensa especializada em televisão e a voltada para o mundo das celebridades, todos querendo dar “em primeira mão” e com “exclusividade” alguns rumos da história que nem o próprio autor ainda tinha definido. Em apenas três meses no ar já começaram a pipocar nas revistas, jornais e sites “prováveis” finais da novela. A febre começou em junho e teve seu auge em agosto. Vamos lembrar algumas cenas anunciadas, geralmente publicadas em revistas e jornais, amplamente copiadas nos sites, e que nunca foram ao ar, porque eram apenas suposições ou invenções, criadas para vender revista. Essas são as notícias "plantadas" em jornais, revistas e sites a partir do terceiro mês em que a novela estava no ar:

Junho:

Max abandona Carminha e Ivana após ser acusado de roubo.
“Ainda bem que é cedo para falar da reta final de ‘Avenida Brasil, mas uma informação como esta não poderia faltar aqui no blog mais noveleiro da internet: Max terá um fim trágico”. Marcello Novaes, sem dar muitos detalhes, revelou que seu personagem irá morrer. Antes disso, após ser acusado de roubo, Max irá se cansar da vida que leva e abandonará Carminha (Adriana Esteves) e Ivana (Letícia Isnard).”.

Carminha mata Betânia e Nilo aparece morto no lixão
“Um dia, Carminha encontra Betânia (Bianca Comparato) – a falsa Nina – e manda Max (Marcello Novaes) matar a menina, achando que vai se livrar de uma vez de seu problema. Carminha não deixa pistas e nem poderá ser incriminada. Mas Nina tem certeza de que foi a patroa quem assassinou a amiga que se passava por ela, o que a deixa ainda mais revoltada e com sede de vingança. Depois de Betânia (Bianca Comparato), que será assassinada, outra pessoa vai morrer na trama. Nilo (José de Abreu) vai perder a sua vida misteriosamente e de uma maneira cruel. Ninguém, por enquanto, saberá quem tirou a vida do mendigo. O catador vai aparecer morto no meio do lixão onde sempre esteve, e até Tufão vai virar um dos suspeitos.”.

Julho:

Cadinho se apaixona por Monalisa e ela se torna sua quarta mulher
“Definitivamente, Cadinho (Alexandre Borges) não é homem de uma mulher só. Quando a harmonia impera no harém dele, eis que uma outra mulher surge na vida do empresário para mexer com o seu coração. Logo depois que Verônica (Débora Bloch) e Noêmia (Camila Morgado) aceitam a sugestão de Alexia (Carolina Ferraz) de dividirem o marido sem briga, o garanhão conhece Monalisa (Heloísa Périssé) e fica perdidamente apaixonado por ela. Solteiríssima, a cabeleireira também se interessa pelo empresário, que dedica a ela os domingos, já que esse é o único dia da semana que não tem compromisso com nenhuma das suas três mulheres.”.

Tufão morre em armadilha feita por Carminha para matar Nina
“Carminha (Adriana Esteves) ficará cada vez mais nas mãos de Nina (Débora Falabella) e fará tudo que a moça quiser, causando estranheza em toda a família, que pensará que a megera não está batendo bem e a fazendo ir para uma clínica de psiquiatria. A ex-madrasta, porém, consegue fugir e alerta Tufão (Murilo Benício) sobre as maldades de Nina. O ex-jogador ficará indignado com o que fica sabendo, mas antes mesmo de chamar a cozinheira para dar explicações a menina vai tramar contra ele.
Tufão cairá numa armadilha que seria para Carminha. Nina, então, entra no local, escuro, para assassinar Carminha, mas em seu lugar está o ex-jogador, que levará um tiro e morrerá.”.

Carminha mata Betânia e some com Nina
“Carminha (Adriana Esteves) descobriu que Rita na verdade é Nina (Débora Falabella). A vilã fez a revelação para a ex-enteada no capítulo desta sexta-feira (20). Nos próximos capítulos de "Avenida Brasil", a vida das duas será bastante movimentada. Carminha vai inicialmente transformar a vida de Nina num inferno. Com a ajuda de Lúcio (Emiliano D’Ávila), a vilã some com a cozinheira e algumas teorias virão à tona. Uma delas é de que Carminha enterrou a jovem viva. Mas o sumiço será por outro motivo: a megera manda Lúcio matar Betânia e coloca a culpa na ex-enteada. Sabendo que pode ser presa e com medo, Nina foge, deixando todos sem saber o seu paradeiro. O que Carminha não espera é que a filha de Genésio (Tony Ramos) está de olho nela e logo logo voltará à cena.”.

Agosto:

Tufão é morto por Nina em armadilha feita para Carminha
“Ao cair em uma armadilha que seria para Carminha, Tufão ficará acuado. É quando Nina chega para acertar as contas com inimiga em um local escuro. Em seu lugar está o ex-jogador que verá um vulto que aponta uma arma para ele e atira. Tufão cai no chão, desfalecido.”.

Carminha bota fogo na mansão com Nina dentro
“Posteriormente, Tufão, arrasado por saber que Nina não o quer, decide pensar na vida fora da mansão”. Ele e a família decidem viajar para a praia de Cabo Frio. A cozinheira decide ficar na cidade com Jorginho, enquanto Carminha e Max arranjam uma desculpa para não viajarem também. Quando todos saem, Zezé atrai a cozinheira para dentro da mansão, com a desculpa que gostaria de saber uma receita de risoto. Paralelamente, Lúcio arma um problema na parte elétrica da residência e logo o fogo se espalha, com Nina sozinha e trancada no local.”.

Casamento de Tufão e Nina termina em tragédia
“A megera (Carminha) ainda manda o amante (Max) simular uma cena de sedução com Nina para ser fotografada. Com essas provas, desmascara a cozinheira, acusando-a, além de tudo, de ser a mandante de seu sequestro. Por isso, a jovem é presa e perde o apoio de Jorginho. O único que fica do seu lado é Tufão, que a salva da cadeia e a leva para morar com ele, como sua mulher. Jorginho, é lógico, não aceitará o romance e romperá com o pai. E os dois disputarão o amor de Nina, para desespero de todos, principalmente de Mãe Lucinda (Vera Holtz). Nilo (José de Abreu) é o primeiro a antecipar que uma fatalidade acontecerá na família. Corre nos bastidores que Tufão será morto por conta disso tudo.”.

Alexia é a única a ir morar no Divino

“Cansada de dividir o marido com Noêmia (Camila Morgado) e Verônica (Débora Bloch), Alexia (Carolina Ferraz) resolverá se separar”. Só que, pobre, não terá dinheiro para manter o alto padrão. A dondoca será obrigada a mudar-se para o Divino, onde vai virar promoter e levará celebridades a eventos da comunidade. Além disso, corre o rumor de que Cadinho (Alexandre Borges) vai tentar tirar Monalisa (Heloísa Perissé) de Silas (Ailton Graça) e transformá-la em amante.”.

E a partir de setembro começaram as especulações sobre os "prováveis" finais.

Enfim, o que se viu até agora foi um festival de tiros às cegas. Para os telespectadores e leitores menos atentos, tais “previsões” foram compradas como verdades absolutas. Como continuam sendo. E alimentando rodas de conversas e comentários nas redes sociais. Alguns “videntes da obra alheia” tiveram até o cuidado de se prevenirem de qualquer acusação com frases do tipo: “Vale lembrar que o autor costuma pregar peças durante suas novelas e grava dezenas de cenas reservas e opcionais, o que pode fazer com que tudo mude a qualquer instante”. Sem falar nos “prováveis” finais que estão pipocando há tempos e só aumentaram agora nas últimas semanas. É uma estratégia para se vender revistas e jornais e garantir acessos nos sites. O que não chega a prejudicar o autor, que faz o que bem entender com a história, ou à emissora. Pelo contrário, eles só lucram com a divulgação gratuita e tem audiência garantida.

Há 12 capítulos do final, é de se esperar que muitos “prováveis” finais sejam divulgados como sendo os definitivos. E se não forem, após o último capítulo resta sempre a desculpa de que vários finais foram gravados e o autor mudou tudo na última hora. Isso também não será nenhuma grande invenção. Afinal, quem sonhava que Leila (Cássia Kiss) seria a assassina de Odete Roitman (Beatriz Segall) em “Dancin’ Days”, há 24 anos?


.