terça-feira, 11 de setembro de 2012

“Programa da Tarde”: Nova atração da Record perde ao mostrar a afetação dos apresentadores se sobressaindo ao conteúdo dos quadros e reportagens


“No ar, o ‘Programa da Tarde’”, gritou Britto Júnior na abertura da nova atração da Record que estreou nessa segunda-feira (10), como se estivesse anunciando mais um episódio de “A Fazenda”. O apresentador saiu do reality show mas o reality show não saiu dele, apesar da declaração nada elegante dita por ele: “Depois de um longo e tenebroso inverno, chega de lhamas, chega de ovelhas e bezerros. Agora estou ao lado de uma gata”, disse ele, referindo-se a sua colega de bancada, Ana Hickmann. “Ai que bancada”, orgulhou-se a apresentadora. Orgulho de péssimo gosto já que o cenário mais parece o de um comercial da loja de colchões Ortobom. Só faltava os apresentadores estarem vestindo jalecos, como usam os vendedores desse tipo de produto.

O programa até começou mostrando uma reportagem bem feita com Anderson Silva conferindo a difícil rotina dos motoboys no trânsito de São Paulo. O lutador caiu numa pegadinha, não sabendo que no vidro da parte de trás do seu carro a produção havia colocado um adesivo escrito: “Eu não tenho medo de motoboys”. Anderson se assustou com a ira despertada nos motoqueiros.

Mas Ana Hickmann, definitivamente, precisa fazer melhor a lição de casa e aprender que para ser apresentadora ela não deveria fazer tantas caras e bocas como se estivesse numa passarela desfilando como modelo. Nem apertar os olhos enquanto tenta se impor com uma impostação de voz de quem quer provar que é, sim, a dona da verdade. Não convenceu nem com o drama e as lágrimas forçadas na entrevista que fez com o humorista Shaolin, que sofreu um acidente em janeiro de 2011 e desde então está em casa, de cama, sem falar nem se movimentar.

Ana também se mostrou visivelmente enciumada quando Ticiane Pinheiro também ocupou a bancada e se mostrou muito mais à vontade e original em suas manifestações. “Eu sou a rainha das piriguetes. Não inspirei Tom (Jobim) e Vinícius de Moraes, mas pelo menos fui a inspiração das piriguetes, segundo a revista Veja. Isso para mim foi uma honra”, afirmou Ticiane, logo em seguida ido para o centro do palco dançar um funk. Incomodada, Ana aproveitou para alfinetar a colega: "Vou aproveitar esse momento da nossa piriguete ‘balzaquiana’, e vou explicar o que é piriguete”, largou Ana.

Ticiane protagonizou outras pérolas, como quando comentou o fato de Xuxa ter deixado de ser loira: “É um momento muito importante na vida dela aparecer morena”, ironizou a filha da “garota de Ipanema”. Em outro momento largou: “A Val Machiori devia fazer uma lipo na língua”, ao comentar sobre o fato da socialite ter escrito no Twitter que Viviane Araújo, vencedora do “A Fazenda 5”, estava precisando fazer uma lipoaspiração no corpo e cuidar melhor do cabelo. E Ana Hickmann, sempre tentando ser política e chatamente correta, emendou: “Eu quero dar um conselho para minha amiga Tici. A Val Machiori gravou uma matéria para nós em Miami. Cuidado com o que você fala”, aconselhou Ana, seguindo nitidamente a cartilha de seu mestre, o diretor Vildomar Batista.  Só que, logo em seguida Mateus Massafera, um dos colaboradores de fofoca, apareceu explicando que a própria Val tinha se desculpado por ter feito tal declaração. Ou seja, Ticiane estava com a razão.

Mais um momento saia-justa entre as louras: em uma matéria mostrando a coincidência de celebridades que aparecem o mesmo figurino em um evento, Ticiane foi a mais diplomata: “Palmas para Sabrina”, após ser mostrada a foto em que ela aparecia usando o mesmo modelo da outra. Já Ana não soube nem disfarçar que não gostou de ser vista em fotos que revelavam ela usando o mesmo figurino da apresentadora Eliana em uma festa. “Eu não pensei que iriam abrir com a minha foto. Só falta dizer que a próxima foto é eu e a Íris Stefanelli”, desabafou ela, revelando já ter passado por tal situação em outra ocasião. Podia ter dormido sem essa.

Teve ainda o momento Tiririca, com o deputado federal palhaço dando uma declaração que todo brasileiro deveria ser poupado de ouvir: “Faz muito tempo que estou trabalhando sem trabalhar”, afirmou ele, vangloriando-se de tão nobre ocupação conquistada graças ao voto do povo. Realmente, há certos programas, como há certos políticos, que são completamente desnecessários em qualquer cenário. Mesmo sem ter grandes “estrelas”, o “Tudo a Ver”, programa que era exibido anteriormente no mesmo horário, tem muito mais qualidade e reportagens com melhor conteúdo informativo feitas no Norte e Nordeste do país pela excelente repórter Renata Alves.