sexta-feira, 7 de setembro de 2012

“Mais Você”: Quadros bem produzidos, não necessariamente envolvendo culinária, mas temperados com emoção e descontração, enriquecem cada vez mais o programa


A produção do “Mais Você” vem se superando na realização de quadros que têm feito toda a diferença no programa apresentado por Ana Maria Braga nas manhãs da Globo. Já tinha acontecido com, entre outros, o “Super Chef” com anônimos, o “Jogo de Panelas”, o “Super Chef Celebridades”, e continuou nessa semana que contou com chefs renomados no programa como Joaquim Koerper, Claude Troisgros e Roberta Sudbrack.

Mais uma prova deste trabalho bem feito aconteceu nessa sexta-feira (7), quando foi exibida mais uma edição do “Um Dia de Patroa”, criado em julho, pegando carona no sucesso das Empreguetes da novela “Cheias de Charme”, em que patroas escrevem para o programa dizendo por que suas domésticas merecem ter um dia de patroa.

A escolhida da vez foi Sueli, que trabalha para a família de Leila, uma jurista, num condomínio em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foi emocionante ver a felicidade espontânea despertada em uma pessoa por coisas simples que fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas e que passam, muitas vezes, despercebidas.

Um ponto que valoriza qualquer quadro que se diz improvisado é conseguir mostrar que realmente não se trata de uma “armação”. Nesse, ficou visível que Sueli foi pega de surpresa, sim, de vassoura na mão e totalmente desconcertada. Chorava, falava com o filho pelo celular contando o que estava acontecendo. Aliás, a frase mais repetida por Sueli durante o dia foi: “Hoje eu sou patroa”.

É interessante também perceber a transformação que se opera em uma pessoa ao passar da posição de subordinada para a de quem dá as ordens. No quadro, a escolhida tem direito a ter, além de um tratamento vip, uma empregada fazendo os serviços de sua casa. Sueli se mostrou exigente ao instruir a sua empregada por um dia, Isabel, nas tarefas. E até tomou a frente de algumas funções. Mas na hora de ser a “patroa” no lazer, parecia outra pessoa. “Hoje eu sou patroa”, repetia ela para todos que encontrava pelo caminho em seu primeiro passeio pela praia de Ipanema.

Após um dia de uma divertida folga e compra de um novo figurino para Sueli, o quadro teve seu desfecho com um jantar na casa da “patroa do dia”, preparado pelo pernambucano Thiago Arnaud, vencedor do “Super. Chef”, outro quadro de sucesso do programa que foi ao ar em agosto deste ano. Thiago ainda contou com o auxílio de Adriano, filho com quem Sueli falava ao celular, que fez uma surpresa para a mãe aparecendo com o avental de assistente de chef.

Antes do jantar, Sueli ainda passou por uma verdadeira transformação pelas mãos do hair designer Cláudio Moreira. E no jantar, foi diplomata e não apelou para os saturados agradecimentos a quem quer que esteja acima dela. “Um brinde a todas as empregadas do Brasil”, brindou ela, totalmente imbuída do espírito da classe que representa.

A despeito dos que se acomodam na posição fácil, cômoda e ultrapassada de adotar uma opinião acerca de um programa e mantê-la 'ad aeternum', não se atualizando sobre o que lá ocorre, ouso me permitir dizer que o “Mais Você” tem sido uma das melhores opções das manhãs da Globo, com uma produção criativa e competente e uma apresentadora que, com toda sua experiência de anos na função, ainda consegue se superar ao não ter medo de errar nem tentar mostrar uma imagem de perfeição. Esse é elemento fundamental para o melhor encontro.