sexta-feira, 7 de setembro de 2012

“Avenida Brasil”: Cacau Protásio mostra que um humor contido e bem trabalhado pode valorizar um personagem e levar a empregada da cozinha para a sala de estar


Cacau Protásio é uma dessas atrizes que despontam comendo pelas beiradas em tempos em que aparentemente do nada grandes atrizes se revelam de onde menos se espera, e que nunca se sabe que tempo de sobrevida terão. Anna Claudia Protásio Monteiro, ou simplesmente Cacau Protásio, poderia ter ficado restrita ao papel da empregada ranzinza da mansão Tufão em “Avenida Brasil”, novela das nove da Globo, não fosse uma força vital e orgânica que a atriz empresta a Zezé, que acabou alçando a empregada de coadjuvante da cozinha a assistente direta da protagonista Carminha (Adriana Esteves).

Da empregada invejosa e fofoqueira da mansão Tufão, como resumia o perfil da personagem, Cacau transformou Zezé em uma mulher que tem o aval até de Laura Cardoso para copiar o bordão de Dorotéia, que a atriz veterana interpreta em “Gabriela”: “Jesus, Maria, José”. Se no começo Zezé não despertava qualquer simpatia com seu jeito futriqueiro, aos poucos a personagem foi conquistando a empatia do público com sua veracidade, espontaneidade e verdade ao retratar como pessoas de condições menos privilegiadas se veem em situações embaraçosas na hora de defender o próprio sustento.  

Como aconteceu no capítulo dessa quinta-feira (6), Cacau deu a Zezé mais um de seus grandes momentos com suas expressões faciais na cena em que Carminha, após ter acabado de lhe dar uma bronca reclamando da comida, finge ser muito grata à serviçal ao dizer a Muricy (Eliane Giardini) que “a coitadinha faz de tudo para eu comer”. A atriz merece o prêmio de “Melhor Cara de Paisagem do Ano” por essa cena.

Recentemente Cacau foi homenageada em uma festa GLS no Rio e sua personagem também tem sido alvo de paródia em programas humorísticos. Mas o que vale mesmo é destacar que a atriz, de 37 anos, não caiu na novela das nove da Globo por acaso. Ela é formada na tradicional CAL e começou sua trajetória no teatro profissional há 12 anos, com peças como “É Por Isso Que Todo Adulto É Neurótico”, “A Metamorfose” e “Vivendo Brecht ontem, hoje amanha A Z” entre outras. Na TV, fez participações nas novelas “O Clone”, “Páginas da Vida” e “Malhação”, nos seriados “A Grande Família”,” Os Aspones” e “A Diarista” e no jornalístico “Linha Direta”.

Cacau não é uma novata na profissão e aspirante a uma oportunidade. É mais uma artista que, quando menos esperava, agarrou com garras e dentes uma oportunidade de se tornar conhecida na mídia televisiva para tentar levar sua Zezé da área de serviço para a sala de estar. E tem conseguido esse feito com louvor. Parabéns, Zezé! Parabéns, Cacau!