domingo, 16 de setembro de 2012

“Dança dos Famosos”: Vitória de Rodrigo Simas mostra que no quadro do “Domingão do Faustão” não basta dançar melhor, tem que se autopromover na mídia e angariar pontos de audiência para o programa


Rodrigo Simas ter vencido a nona edição do “Dança dos Famosos” no “Domingão do Faustão” desse domingo (16) não foi novidade. A vitória do ator já estava anunciada há várias semanas, reforçada, principalmente , pelo merchan criado pelo próprio ator ao “ficar” com sua professora, a coreógrafa Raquel Guarini. O clima de romance entre os dois, suspeitamente “plantado” pelos concorrentes, também foi estimulado por alguns jurados artísticos, amigos de Rodrigo, que não deixavam de puxar a atenção do voto do público para continuar vendo o “casal” no palco. Sheron Menezes, uma das juradas na final, não deixava de afirmar sempre que julgava a dupla: “Pegou, ah, pegou”. Totalmente desnecessário.

Em segundo lugar ficaram Cláudia Ohana e Patrick Carvalho, que, diga-se de passagem, não precisa nem ser júri técnico nem artístico para perceber que dançaram muito melhor nas duas categorias: tango e samba. Tanto que a diferença foi mínima: 0,2 ponto para os vencedores, que levaram um carro zero quilômetro cada um.
Além de Sheron, também estavam no júri Maria Pia Finocchio, Fernanda Chamma, Renato Vieira, Ana Botafogo, Ivete Sangalo, Arthur Xexéo, Miguel Roncato, Rometo Britto e JC Violla.

Curiosamente, todos criticaram Rodrigo e Raquel ao apresentarem uma coreografia simples e, segundo os técnicos, “muito fácil” no ritmo tango. Mas elevaram suas notas quando a dupla dançou samba, elogiando a alegria com que voltaram ao palco após as críticas. Isso é critério? Na hora de julgar Cláudia e Patrick no mesmo ritmo, JC Violla deu nota menor, mesmo reconhecendo que a dupla não teve falhas.

Mas o mais estranho mesmo foi Fausto Silva anunciar, enquanto os vencedores comemoravam o resultado, uma decisão inédita da direção do programa e do quadro de propor que no próximo domingo os quatro voltem, dessa vez com parceiros trocados: Cláudia dançando com Rodrigo e Raquel com Patrick.

Seria uma tentativa de, de alguma forma, recompensar a atriz, que claramente merecia ter levado o título de campeã, e assim aliviar o peso na consciência por terem influenciado a vitória de um casal que estava dando ibope ao quadro ao alimentar notinhas em colunas de fofocas de celebridades com seu “suposto namoro”?

Se o que pesa não é apenas se esforçar nas aulas e se entregar nas apresentações ao vivo, mas também criar factóides que alimentem a audiência do programa, o agradecimento feito por Maria Pia Finocchio a Faustão por ele estar valorizando a dança perde o sentido.Esse resultado mostrou que o quadro deixou de ser uma competição em que não basta ser o melhor na dança, tem também que ser o mais esperto ao autopromover a imagem na mídia e angariar pontos no Ibope.