sábado, 8 de setembro de 2012

“Amor e Sexo”: Participação de anônimos deu mais credibilidade ao programa, que deixou de ser uma festinha para famosos se divertirem e teve até o curioso momento “Quem quer dinheiro?”


Fernanda Lima não fez propaganda enganosa quando afirmou que o “Amor e Sexo” voltaria totalmente reformulado em sua sexta temporada, que estreou nessa quinta-feira (6), na Globo. O programa voltou com logotipo moderninho, cenário high tech e a grande sacada de colocar anônimos no centro das atenções, deixando para os convidados famosos apenas a função de comentaristas. Aquela velha e batida fórmula do “Strip Quis”, em que celebridades dominavam a cena, já estava realmente para lá de saturada.  

A ideia também é fazer edições temáticas, colocando em pauta as várias etapas de um relacionamento amoroso. O primeiro tema foi noivado, com três casais de noivos disputando um carro zero quilômetro no game em que foi testado o conhecimento de cada um em relação a seu parceiro. Na bancada de convidados, para concordar ou discordar das respostas dadas pelos noivos, estavam os atores Alexandre Nero, José Loreto, Ísis Valverde e Mariana Santos, os jornalistas Glória Maria e Xico Sá, e a sexóloga Regina Navarro Lins. Muita gente para poucos comentários relevantes.

Quando o assunto foi “casamento aberto”, enquanto Fernanda “se colocava” claramente contra tal tipo de abertura na relação, Ísis se mostrou tão safadinha quanto Suelen, sua personagem em “Avenida Brasil”, afirmando categoricamente achar possível, sim, existirem relacionamentos assim. “Como pode?”, perguntou a apresentadora. “Tem uma chavinha escondida... Melhor não abrir mais minha boca para não me comprometer”, brincou a atriz, com um sorriso maroto.

Entre as novidades, teve ainda a presença de um balé formado só por homens imitando casais de noivos, e a banda de Léo Jaime ganhou mais integrantes. O detalhe é que, como o cantor-ator está na nova temporada de “Malhação” interpretando o músico Nando Rocha, ficou uma sensação de se estar vendo o personagem da novela fazendo uma “participação” no programa.

Destaque para o momento em que as brincadeiras deram espaço para o cumprimento da função social do programa e foi ressaltada a importância do sexo seguro com uso de preservativo. Dos três casais de noivos apenas um afirmou continuar usado camisinha até hoje. Os outros dois abandonaram a prática depois de um tempo de namoro. Como fazia parte do jogo, os três aceitaram fazer um novo teste caseiro de HIV vendido em farmácias, recentemente aprovado nos Estados Unidos, mas que ainda não está à venda no Brasil. “É um teste rápido de saliva que em 20 minutos fica pronto. É um teste de triagem, tem que fazer o exame de sangue depois”, explicou a apresentadora.

Valeu para mostrar que a atração amadureceu e, diferentemente das primeiras temporadas, não está preocupada apenas em ser uma “quermesse festiva”. Fernanda também está mais compenetrada na sua função de apresentar e menos em desfilar pelo cenário com pose de Rainha do Egito. Ela até ousou fazer uma brincadeira no “momento Sexo Oral”, em que pessoas da plateia ganham R$ 100 caso acerte às perguntas feitas, sempre relacionadas a sexo, claro. “Quem quer dinheiro? Em homenagem ao rei da televisão!”, gritou ela.

Só que ficou no ar a dúvida: será que a ideia de Fernanda Lima era homenagear Chacrinha, que gritava “Quem quer bacalhau?”, e acabou trocando as bolas na hora e repetindo a frase que é marca registrada de Silvio Santos, dono do SBT?