sábado, 26 de novembro de 2011

“Revenge”: Série de suspense e roteiro novelístico estreia com aviso que sinaliza o que vem pela frente: “Antes de embarcar em uma vingança, cave duas covas ".


Um crime acontece em meio a uma festa sofisticada, regada a champanhe e na qual circulam milionários bem vestidos e que destilam um veneno disfarçado por trás de sorrisos cínicos e ódios ocultos. A série “Revenge”, estreia dessa semana no canal Sony, traz todos os elementos que podem levar muitos a compará-la a uma novela ao melhor estilo Gilberto Braga. Mas talvez seja até melhor do que muitos folhetins que andam por aí, já que no fim do primeiro episódio o roteirista e produtor Mike Kelley conseguiu deixar no ar a curiosidade sobre o que virá na próxima terça-feira (29). Coisa que, talvez por serem diárias, nem sempre acontece com nossas novelas.  

A presença de Emily VanCamp como protagonista, depois de ter marcado sua imagem nas sériesBrothers & Sisters” e “Everwood”, pode até ajudar como merchandising.  Mas de nada valeria se o roteiro não tivesse uma história consistente, recheada de drama, suspense e uma pitada, bem econômica, de romance.

Em “Revenge”, a atriz surge como Emily Thorne, mas na verdade é Amanda Clarke. Jovem, bonita e rica, Emily cresceu em um internato. Ela acaba de se mudar para Hamptons, uma praia próxima a Nova York, frequentada por celebridades. E surge 17 anos depois para vingar-se de Victoria Grayson (Madeleine Stowe), a toda-poderosa que fez seu pai ser preso acusado injustamente de terrorismo. Na cadeia, ele morreu. E, ao sair do internato, Emily/Amanda recebe a herança deixada pelo pai, que será usada para que ela faça seu acerto de contas.

A série usa de um artifício que geralmente costuma dar muito certo. Na estreia, tudo começa em uma festa e, após o crime, retrocede-se no tempo cinco meses atrás para contar como tudo começou. E aí vão sendo desatados os nós da trama. Ao mesmo tempo em que vão sendo tirados da manga Ases de ações ainda ocultas.

Não há como não destacar a cena em que Emily, ao ser apresentada à insuportável Victoria, acaba, indiretamente, revelando que a melhor amiga da dona da festa é amante do marido dela. Indiretamente? Ou já faz parte do seu plano de vingança.

Afinal, como ela mesma avisa, esta não é uma história sobre perdão. É sobre vingança. E, para deixar bem claro, a série já começa com uma mensagem de Confucius: “Before you embank on a journey of revenge, dig two graves”.

Emily/Amanda e seu pai