quinta-feira, 3 de novembro de 2011

“O Aprendiz”: Na estreia, a frase de maior impacto e mais esperada não foi pronunciada. Ninguém foi demitido


Quem assistiu à estreia da segunda temporada de “O Aprendiz” esperando ouvir no final a famosa frase “Você está demitido!”, saiu frustrado. Não, João Dória Jr. não demitiu nenhum dos 16 candidatos nessa terça-feira (01), na Record. “Vocês não são medíocres, mas agiram como tal”, disse ele ao grupo que perdeu a prova, emendando logo em seguida que mesmo assim iria “dar mais uma chance” a todos. Ele já tinha feito isso em um episódio do “Aprendiz Universitário”, só não foi na estreia. Quem diria, mas não é que nessa hora deu até saudades de Roberto Justus?

O primeiro episódio já tinha começado mal: o principal desafio era o de sobrevivência na selva, prova claramente inspirada em Tropa de Elite, com a presença do exército, usada no programa em 2008 e 2009. Teve ainda um misto de “No Limite” e “Hipertensão”, com os participantes tendo que comerem larvas e segurarem cobras. Decepcionou pela falta de criatividade, originalidade e coerência.

Para estrear, poderiam ter feito uma prova que tivesse mais a ver com os conceitos de empreendedorismo e administração aos quais o programa se propõe. O que amenizou foi a missão em que os grupos tiveram de recolher alimentos e distribuir para a população pobre que vive à beira do rio Amazonas.

Os candidatos foram bem selecionados. Apresentaram um nível razoável nas provas e desempenhos satisfatórios na reunião de avaliação final, onde defenderam seus pontos de vista com clareza e discernimento. Pena que os embates entre eles ficaram no ar, quando poderiam ter sido explorados pelo apresentador João Dória Jr., que ficou de braços cruzados apenas olhando, postura tão desaconselhável em quem está sendo submetido a uma entrevista de emprego quanto em quem está avaliando o candidato.

Dos conselheiros, o administrador de empresas Carlos Forner mostrou ter mais preparo para a função, que ele havia exercido em duas edições ao lado de Justus. Já Carla Pernambuco, dona de um restaurante em São Paulo, não pareceu muito à vontade diante das câmeras e pouco segura em seus julgamentos.

Bola fora também João Dória Jr. convidar o público a visitar o Nordeste, porque a prova foi realizada em Belém, no Pará, que na verdade fica no Norte. Além do erro de localização, pareceu um merchandising de programa de turismo, tipo “Companhia de Viagem”, do CNT.

Dória assumiu o reality em 2010, substituindo Justus, que foi para o SBT naquele ano, depois de comandar “O Aprendiz” desde 2004. Justus está de volta à Record, e em entrevista no “Superpop” dessa quarta-feira (02), na Rede TV!, afirmou que está trabalhando em cima do projeto de um novo programa. Mas, como Justus sempre teve mais semelhança com Donald Trump, que comanda a versão original americana de “O Aprendiz”, do qual copiou por um tempo até o topete, e o contrato de Dória com a Record termina em dezembro, não será de admirar se for o atual apresentador a ouvir a temida frase que privou o público de ouvi-lo dizer essa semana...

.