domingo, 6 de novembro de 2011

"Domingo Espetacular": Programa da Record investe em matérias que valorizam animais, enquanto na Globo o "Fantástico" presta um desserviço ao incentivar rodeios e seus não assumidos maus tratos aos bichos

Meg levou um tiro ao salvar seus donos de um assalto
Nesse domingo (6), no “Domingão do Faustão”, convidada para receber elogios por sua atuação como Tereza Cristina em “Fina Estampa”, Christiane Torloni não perdeu a chance de mais uma vez fazer um discurso contra o desmatamento da Amazônia. Alguns cobram que a atriz não coloca o pé na lama nessa luta. A mim vale ao menos ela usar sua condição de celebridade para ajudar uma questão séria: a sustentabilidade de uma floresta rica não apenas em sua flora como em sua fauna. Afinal, a Amazônia não é feita apenas de vegetação, mas de uma riqueza inigualável de diversas espécies animais.

Logo em seguida, no começo do “Domingo Espetacular”, na Record, vi uma emocionante reportagem tendo um bicho como personagem principal. Era a história da cadela Meg, que ao ouvir os gritos de socorro de sua dona quando a casa onde a família mora, em Araçatuba, São Paulo, estava sendo assaltada, foi para o quintal sem fazer alarde e avançou na perna de um dos bandidos. Meg, da raça Shar Pei, levou um tiro, mas sobreviveu. E os criminosos fugiram sem levar nada. A matéria foi feita num tom real, sem apelo emocional. Mas com certeza tocou quem gosta de animais e os respeita.

Infelizmente, momentos depois, uma reportagem no “Fantástico” exalta como herói um peão de rodeio de Pilar do Sul, interior de São Paulo. O “terror das arenas” venceu o campeonato mundial de montaria em touros em Las Vegas, Estados Unidos. Ganhou o título e US$ 1 milhão após participar de 30 rodeiros e montar 110 touros gigantes. Não bastasse esse incentivo à ganância dos adultos ainda há o péssimo exemplo às crianças de maus tratos aos animais: o começo do tal peão foi na infância, montando nos carneirinhos do sítio do avô. Não acredito na felicidade de alguém que se diz ser bem sucedido às custas do sofrimento de outros seres vivos.

Já tinha escrito sobre maus tratos a animais no artigo “Bicho não vota, mas seus donos sim” (http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com/2011/10/bicho-nao-vota-mas-seus-donos-sim.html), quando o “Superpop”, da Rede TV! entrevistou um vereador de Porto Alegre autor de uma lei que permite o sacrifício de animais em rituais religiosos. Volto ao assunto por considerar que as emissoras de televisão poderiam ser mais coerentes com a linha ideológica que alardeiam seguir. Ou combatem ou incentivam a destruição e os maus tratos. Para isso, precisam filtrar melhor as pautas de seus programas. Afinal, a vida de um ser vivo vale mais que todo tipo de lucro e está acima de qualquer índice de audiência...