quinta-feira, 17 de novembro de 2011

“Aline”: Reprise de série da TV aberta no GNT é uma boa chance de se ver, ou rever, um produto com linguagem diferenciada e assuntos tratados de forma descolada


E eis que a revolucionária “Aline” após perturbar os conservadores da TV aberta vem agora colocar à prova os valores dos assinantes dos canais a cabo. A série moderninha da Globo que foi tirada do ar precocemente está de volta desde segunda-feira (14), em reprise, no GNT. Aline é a personagem-título vivida por Maria Flor, uma jovem à frente de seu tempo que divide apartamento com seus dois namorados: Pedro (Pedro Neschling) e Otto (Bernardo Marinho), e só quer curtir a vida, mesmo com alguns empecilhos.

Após ser exibido em um especial de fim de ano em janeiro de 2009, o programa virou série, exibida entre outubro e novembro do mesmo ano. Da segunda temporada de oito episódios, apenas cinco foram ao ar. A desculpa para ser suspensa: baixa audiência em alguns estados. Para quem não viu antes, a série tem uma linguagem diferenciada e aborda assuntos já tratados em outras atrações, mas de forma descolada, beirando o nonsense.

Uma qualidade da série é ter locações de São Paulo em externas acontecendo exatamente nos mesmos lugares em que os personagens dizem estar: Viaduto do Chá, Galeria do Rock, Parque Ibirapuera, Avenida Paulista. Também não há como não sentir a perfeita sintonia entre Maria Flor, Pedro Neschling e Otto Bernardo Marinho nos papéis principais. Sem falar nas presenças marcantes de Daniel Dantas e Malu Galli.

Mas houve quem considerasse um mau exemplo uma menina com dois namorados e os pais separados com seus respectivos namorados, como mostra a trama. Deixou-se de lado uma preocupação com o que há de mais importante: a autenticidade ao mostrar na ficção temas polêmicos, mas atuais da vida real. Se for comédia besteirol, pode. Mas se for dramaturgia inteligente, bem tratada e com uma pitada de humor, não pode? Será que o público só consegue separar ficção da realidade e aceitar um triângulo amoroso se um dos parceiros for mostrado como "invisível"? E, de preferência, que seja uma relação entre um homem e duas mulheres?

Bom, só resta torcer para que nesta reprise de "Aline" no canal GNT sejam exibidos os últimos episódios da segunda temporada que a Globo ficou devendo na íntegra.