sexta-feira, 11 de novembro de 2011

“How To Be A Gentleman”: Despretensiosa, série atinge o seu alvo ao mostrar de forma leve que ainda incomoda a muitas pessoas ver um homem ser educado e refinado

Enquanto “Last Man Standing”, com seu texto pobre e interpretações duvidosas, conquistou os americanos, “How To Be A Gentleman”, outra estreia do canal LIV na noite dessa terça-feira (08), teve sua produção cancelada no nono episódio, quando a temporada previa 13. Ainda estão sendo exibidos pela CBS, mas sem audiência satisfatória. Questão de gosto e de cultura, televisiva ou não. Particularmente, não considero nenhuma das duas uma maravilha, mas acho essa mais atrativa do que “Last Man Standing”. A crítica da outra está aqui: http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com/2011/11/last-man-standing-uma-comedia-trivial.html .

A nova série do canal conta a história de Andrew, interpretado por David Hornsby, um homem refinado que escreve em uma revista a coluna “Como Ser Um Cavalheiro”. Nela, ele ensina como os leitores devem agir para se transformarem em verdadeiros gentlemans. Mas suas dicas hoje podem parecer antiquadas para muitos, como aconselhar ao homem abrir a porta do carro ou puxar a cadeira para a companheira. Agora, vem cá, a maioria - eu disse a maioria, não todas - das mulheres não gosta desse tipo de atenção?

Logo no primeiro episódio Andrew é pego de surpresa ao saber que o novo dono da revista quer investir numa linha sensual e sensacionalista. “Eles esperam que eu traia meus ideais produzindo bobagens acéfalas para o menor denominador comum?”, pergunta ele a seu editor. “Seria ótimo!”, responde o editor capacho, tentando justificar que com mais de 50 anos de idade precisa garantir o emprego. Mesmo que para isso precise se submeter às vontades do novo chefe, que tem a metade de sua idade. Até parece que isso quase não acontece na vida real, né? 

É justamente quando está ameaçado de ser despedido caso não escreva em sua coluna o que o novo chefe considera como algo mais próximo da realidade do homem moderno, que Andrew reencontra Bert (Kevin Dillo), um amigo dos tempos de escola que virou um personal traineer e se propõe a ajudá-lo a deixar de ser tão delicado e polido. Num primeiro momento, Andrew se assusta diante daqueles machões truculentos na academia de ginástica, mas aceita o desafio.

É claro que para quem esperava mais um “Will & Grace” a serie não agrada. Até um primeiro momento, Andrew, não é um homossexual assumido. É apenas um homem educado e cavalheiro. Isso talvez ainda incomode a algumas pessoas. É a tal história: um peso, duas medidas...


.