terça-feira, 8 de novembro de 2011

“Projeto Fashion”: Finalmente, programa mostra bastidores do ateliê, mas erra feio no molde ao terminar sem um desfile com os figurinos confeccionados pelos participantes


Em sua oitava prova, o “Projeto Fashion” exibido no sábado (5) e reprisado nessa terça-feira (8), na Band, trouxe boas e más novidades. A boa foi o fato de finalmente mostrar cenas de convivência dos candidatos fora do ateliê de costura. A dica havia sido dada na crítica anterior do programa aqui: http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com/2011/10/projeto-fashion-aos-poucos-ficando-in.html.

Nesse episódio, o grupo foi jantar em um restaurante japonês a convite do estilista Paulo Martinez, que entrou como convidado para substituir Alexandre Herchcovit no papel de consultor de moda dos participantes nesse episódio. Herchcovit se afastou por causa de um desfile de sua coleção em Nova York. Após muitos saquês e champanhe, veio o “jogo da verdade”, brincadeira na qual girando uma garrafa na mesa, aquele para quem ela apontar deverá fazer uma pergunta a um colega. Aí as farpas correram soltas entre eles.
No calor da brincadeira, talvez se esquecendo de que tudo estava sendo gravado, os designers não pouparam Susana Barbosa, a jurada fixa, por sua forma de criticar as criações deles na passarela, quase sempre achando tudo ruim. “O vocabulário de xingamento dela está bem escasso. O repertório de ‘susanada’ dela esgotou”, soltou Adriana Poe, provocando risadas na mesa ao criar na hora a nova expressão inspirada no nome da editora de moda.
Logo depois do jantar, no hotel, os comentários foram sobre o convidado do programa, Paulo Martinez. “O pessoal ficou tenso, ninguém sabia quem ele era”, disse um dos concorrentes, mostrando que o grupo não está tão por dentro assim sobre notícias do mundo da moda. Afinal, Martinez é um conhecido stylist e editor de moda com quase 30 anos de experiência.

As cenas de bastidores, no entanto, ainda não libertaram o programa dos desnecessários resumos do que já foi e do que ainda irá ao ar. Mas a grande decepção da noite veio no fim. No meio do processo de criação dos concorrentes foi anunciado que o desfile seria mostrado apenas no próximo episódio. Ou seja, Adriane Galisteu praticamente inexistiu na função de apresentadora. Um projeto cujo original se chama “Project Runway” terminar sem um desfile na passarela foi decepcionante. Totalmente out!



Participantes no ateliê de costura