terça-feira, 15 de novembro de 2011

“Dr. Hollywood”: Roberto Rey ganha cada vez mais espaço na Rede TV! e continua atraindo público para a emissora com sua glamorização perigosa da beleza artificial





O que leva um telespectador a se interessar pelos bastidores das cirurgias plásticas, no qual o que mais se houve são expressões que estão longe de fazer parte do vocabulário do nosso dia a dia, como dissecação preseptal, sutura, colocação subperiosteal? Pois por incrível que pareça “Dr. Hollywood”, da Rede TV!, que mostra esse universo e tem como figura principal o cirurgião plástico brasileiro Robert Rey, é uma das melhores audiências da emissora aos domingos. Claro que não é nada perto dos pontos daquelas que lideram no Ibope. Mas chega inclusive a empatar com a audiência do “De Frente Com Gabi”, do SBT, no mesmo horário.

As operações acontecem em uma clínica de Beverly Hills e os casos mostrados são escolhidos a dedo para que haja um quê de sensacionalismo, mas com aparência de seleção natural. Nesse domingo (13), por exemplo, uma das pacientes era um transexual, Taryn, que depois de operar para se tornar mulher queria colocar uma prótese de silicone para ter seios e ficar mais feminina. O curioso é que a seu lado, dando apoio, estava sua companheira, Jeniffer. “Somos praticamente um casal de lésbicas”, brincou a namorada.

Rey contou que há próteses masculinas e femininas, mas que o transexual sempre pede a de mulher: “A cirurgia é quase a mesma, a diferença é que o homem sangra um pouco mais por que é peludo e as artérias que irrigam os pelos provocam um sangramento maior”.  Difícil é ver os procedimentos cirúrgicos sendo mostrados em close. Dá uma aflição ver o bisturi em ação.

Há o lado elucidativo em que Dr. Rey explica como são feitos os procedimentos cirúrgicos. Mas há também o lado delicado e perigoso que é o da glamorização da cirurgia plástica puramente estética. Pode incentivar um crescimento do desfile que já há de pessoas querendo colocar botox, fazer implantação de próteses de silicone nos seios e bundas, fazer verdadeiras transformações em seus rostos e corpos. O ideal seria que houvesse informações mais detalhadas sobre os contras, as consequências e tudo que pode acarretar no futuro cada tipo de cirurgia.

Nos Estados Unidos, o programa se chama “Dr. 90210”, e é exibido pelos canais E! Enterteinment e People and Arts. Lá pode fazer sucesso, mas aqui chega a ser quase cômico o jeito hollywoodiano de ser do médico musculoso que fala o tempo todo sorrindo, mostrando uma alegria que parece também ser siliconada. É uma caricatura brega do latino que venceu na terra das grandes celebridades do cinema norte-americano.

Na Rede TV!, Daniela Albuquerque faz a apresentação. O que seria totalmente dispensável. Como apresentadora, ela não tem carisma, segurança nem simpatia. Quem sabe o Dr. Rey não descobre uma forma de fazer uma plástica no ego da moça e tira dali alguns quilos de presunção?