sexta-feira, 25 de novembro de 2011

“Força Tarefa”: Nirvana na trilha sonora mais roteiro, atuação e direção impecáveis contribuem para tornar a série "viajante"


Assistir a “Força Tarefa” nas noites de quinta-feira na Globo tem sido uma verdadeira aula de como se é possível levar a linguagem do cinema para a televisão sem perder a sensibilidade para a diferença que há entre a dimensão de uma tela para outra. Sem falar no cuidado e qualidade que se percebe em cada roteiro, que mostra entender e valorizar tanto um público quanto o outro.

A série, com a direção de núcleo de José Alvarenga Jr. e escrita por Fernando Bonassi e Marçal Aquino, tem surpreendido a cada semana desde quando estreou, dia 3 de novembro. Mas, tirando a excelência de roteiro, elenco e direção, sem dúvida a trilha sonora tem sido um elemento à parte a contribuir no sucesso do programa. Não é preciso nem citar o tiro certeiro em colocar Titãs e sua “Polícia” na abertura.

Mas o que se tem visto na escolha da trilha sonora nessa terceira temporada é um mergulho em sons que marcaram os anos 80 e 90 e têm pontuado cada episódio. Isso depois de ter começado com “Lacrimosa”, de Mozart, até chegar a “Come As You Are”, de Nirvana, repetida exaustivamente no episódio em que a mulher do capitão Wilson (Murilo Benício), Jaqueline (Fabíula Nascimento), estava seqüestrada por um ex- namorado psicopata. A escolha tem sido pontual e deixado sua marca em cada situação.

Difícil, senão quase impossível, atribuir a apenas uma parte da equipe a qualidade do produto. Mas há que se ressaltar a visão à frente de sua época e aberta a todos os gêneros como tem José Alvarenga Jr.. O diretor, pioneiro no Brasil por utilizar câmaras de cinema com gravação em película e pelo processo de filmagem diferente do utilizado em televisão no seriado “Mulher”, anos 90, além de bem sucedido no drama também marcou época com a comédia “Os Normais”. E agora vem se superando fazendo uma série policial. 

A sintonia entre um diretor, sua equipe e elenco, sente-se no resultado. E essa sintonia, conhecida de quem  acompanhou os bastidores de suas gravações, ele tem mostrado novamente, como já fez dirigindo tantas outras produções. É um diretor mais uma vez diversificando e imprimindo sua assinatura.