sábado, 19 de novembro de 2011

“Desperate Housewives”: A ideia de trazer enigmas do passado de volta ao presente vai esquentar a última temporada da série


O primeiro episódio da oitava e última temporada de “Desperate Housewives”, exibido nessa sexta-feira (18) no canal Sony, já deu sinais de que a ideia é fazer uma despedida em grande estilo. A estreia mostrou, para quem acompanha o programa, que haverá uma “mexida no baú” de fatos desencadeados desde a primeira temporada, envolvendo as quatro donas de casa, Susan (Teri Hatcher), Lynette (Felicity Huffman), Bree (Marcia Cross) e Gaby (Eva Longoria).

Nesse episódio, elas estão tentando ajudar Carlos (Ricardo Antonio Chavira), marido de Gaby, a se desfazer do corpo do padrasto malvado dela, morto por ele na tentativa de proteger sua esposa. Mas não conseguem se livrar do sentimento de culpa que atinge a todos. Enquanto isso, a vida de cada uma delas começa a desgringolar. Como a de Susan, que se afasta dos familiares e amigos, e  a de Lynette e Tom, que vêem seu casamento se deteriorando. O mais interessante da série é a forma como mostra que pessoas “aparentemente normais” estão tão desesperadas por algum motivo, seja ele qual for, tal qual pessoas “aparentemente perturbadas” por um motivo qualquer.

O drama e o suspense andando de mãos dadas mostram que por trás de toda dona de casa pode haver a dona de uma história única, povoada de elementos que estão longe de fazer parte da realidade de muitas mulheres independentes e emancipadas. No fictício bairro de Wisteria Lane é claro que a lente de aumento exagera em muitas situações.

Muitos enigmas que ficaram no ar antes, devem ser respondidos nessa temporada de despedida. Ou não... Afinal, deixar algum suspense no ar é sempre garantia de retorno da série ganhadora de Emmys, Globos de Ouro e Screen Actors Guild Awards. Um dia, quem sabe?


CURIOSIDADE:
A série americana que tem como tema a vida de cinco donas de casa durante suas lutas domésticas enquanto vários mistérios são desvendados, misturando elementos de drama, comédia e suspense, teve uma tentativa de adaptação para a TV brasileira em 2007 pela Rede TV!, com direção de Fábio Barreto, tradução e roteiro de Marcelo Santiago, e tendo no elenco Lucélia Santos, Teresa Seiblitz, Isadora Ribeiro e Franciely Freduzeski. Não deu certo. Ficou apenas cinco meses no ar e não passou da primeira temporada.