segunda-feira, 28 de novembro de 2011

“Ed Mort”: Fernando Caruso passa com competência na sua primeira missão de dar vida ao famoso detetive das histórias em quadrinhos criado nos anos 70


Pode parecer uma investigação preliminar que pode dar certo, ou não. Mas, numa primeira averiguação, percebe-se um sinal de que há grandes chances de que, dessa vez, as aventuras de “Ed Mort” tenham chances de chegar a um resultado mais promissor. Estreia desse sábado (26) no Multishow, a série inspirada no texto de Luis Fernando Veríssimo promete superar outras adaptações feitas da mesma obra. E muito se vale pela interpretação diferencial dada por Fernando Caruso. Não há como não perceber que o ator se vale também de uma situação fisiológica, com olhos esbugalhados, para tornar Ed ainda mais de Mort. Ponto para ele!  Fez do limão uma bela limonada.

A história começou com o livro “Ed Mort e Outras Histórias”, de 1979, e ganhou a TV nos anos 80 no humorístico “Viva o Gordo”, interpretado por Anselmo Vasconcelos. Na mesma época chegou aos quadrinhos, com textos originais de Veríssimo e arte de Miguel Paiva. Nos anos 90 foi para o cinema, interpretado por Paulo Betti. Na mesma década voltou para a TV com Luis Fernando Guimarães e para o teatro com Nizo Neto. Mas, nenhuma das produções anteriores pareceu conseguir transpor o personagem com sucesso dos livros para as telas e palcos.

Nessa nova tentativa de trazer para a TV a história do detetive Ed Mort, detetive particular que vive no Rio de Janeiro trabalhando em um cubículo na companhia de um ratão albino chamado Voltaire, atrapalhado e sem dinheiro, chama a atenção também a forma como é mostrada a forma como o gaúcho, morador de Porto Alegre e inspirador da série Luís Fernando Veríssimo, inspira os adaptadores para mostrarem Copacabana. As tomadas aéreas são bem interessantes e feitas com cuidado de novela. Um cuidado de direção que, percebe-se, não está preocupada apenas em fazer humor, mas também em mostrar imagens de qualidade.

No primeiro episódio da temporada, Ed Mort é surpreendido por uma bela cliente, em uma participação de Daniella Sarahyba, que está desesperada com o desaparecimento de seu marido. No elenco ainda estão Letícia Novaes e Gustavo Pereira, também peças chave no desenrolar das tramas. A chamada para o segundo episódio já promete algo novo. E é isso que faz toda a diferença: não se repetir. Já que cada investigação é uma nova investigação...  



..