sábado, 1 de outubro de 2016

“É de Casa”: Com pautas variadas, bem elaboradas e apresentadas de forma simples e descontraída, programa se firma como boa opção nas manhãs de sábado


Sem pretensões que ultrapassem demais a meta de oferecer entretenimento, o “É de Casa” vem ocupando de forma agradável e competente as manhãs de sábado da Rede Globo. As dicas e serviços úteis no dia-a-dia de qualquer telespectador, são dadas de forma simples, bem elaborada e acessível a todo tipo de público, independentemente da faixa etária, da classe social a que pertença ou da região do país em que more. E a interação com o público não se limita a apenas ler no ar as mensagens recebidas através de aplicativo e redes sociais, como também em atender no ar no mesmo instante qualquer correção que seja feita.

Como aconteceu nesse sábado (1), quando uma telespectadora de Porto Alegre enviou para o site do programa um alerta sobre a forma errada como havia sido dada a dica de uma mistura de soda cáustica com água para fazer sabão ecológico e a falta do uso de óculos pela professora de química que estava fazendo a demonstração. Na mesma hora, Cissa Guimarães chamou a professora convidada de volta e a matéria foi refeita, dessa vez com as devidas correções apontadas pela telespectadora. Esse tipo de valorização dada à participação sempre conta pontos a favor de qualquer programa. E também ficou humanamente aceitável o pedido de desculpas da convidada, que explicou o nervosismo por não estar acostumada a trabalhar diante de câmaras.

A forma descontraída e espontânea adotada pelo time que, além de Cissa, tem Ana Furtado, André Marques, Patrícia Poeta e Zeca Camargo na apresentação, também contribui para o bom andamento do programa. Nesse mesmo dia, inclusive, Cissa e Patrícia até tiveram seu momento de “amigas com pontos de vista diferentes” quando o assunto era terceira idade. Mas a controvérsia foi levada no bom humor, sem saia justa. O que só valorizou a naturalidade que pontua o comportamento de todos. É bem verdade que às vezes Zeca Camargo parece esquecer que não é a estrela maior e seu ego começa a querer se sobressair aos demais. Mas seus companheiros logo tomam as rédeas e cada um acaba trazendo de volta para si o domínio do seu próprio quadrado. E, coincidência ou não, Zeca ficou bem menos “saliente” após a saída de Tiago Leifert, que deixou o time de apresentadores para se dedicar aos próximos “The Voice Brasil” e “Big Brother Brasil”.

Outro ponto que contribui para o “É de Casa” segurar três horas no ar é a ideia de ter sempre uma atração musical costurando os quadros e uma cozinheira convidada diferente preparando o almoço para todos que participam da atração. Combina bem com o horário e não deixa o formato repetitivo, já que os gêneros musicais dos cantores convidados variam, assim como as receitas dadas são sempre caseiras e acessíveis a qualquer um que queira copiar e fazer em casa. Além disso, por ser ao vivo, é possível abrir espaço para que assuntos factuais sejam tratados e atualizados imediatamente, se for o caso, com a parceria simultânea do departamento de jornalismo da emissora.        

Ou seja, em pouco mais de um ano no ar, o programa conseguiu aparar ou ajustar algumas arestas que provocaram críticas negativas após sua estreia, como pautas previsíveis e o fato de ter vários apresentadores. E, além de ser uma boa opção nas manhãs de sábado, acabou de vez com a desgastada e repetitiva solução de antigamente de preencher a faixa horária desse dia com filmes e desenhos enlatados.



Só para lembrar - Zeca Camargo no "Vídeo Show" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/11/video-show-mudancas-deixam-programa-sem.html