domingo, 30 de dezembro de 2012

“Domingão do Faustão”: Apresentador solta mais uma das suas pérolas e Roberto Carlos canta, mas evita responder a elogios usando como desculpa as “muitas emoções”




Roberto Carlos não estava no “Caldeirão de Ouro”, especial de fim de ano do “Caldeirão do Huck” que foi ao ar nesse sábado (29) e fez uma réplica da antiga parada musical “Globo de Ouro” mostrando um paradão com as dez mais tocadas em 2012. Em compensação o Rei ocupou 50 por cento do “Domingão do Faustão” desse domingo (30), quando foi receber o troféu Mário Lago, que premia artistas veteranos. Ele recebeu a estatueta das mãos de Regina Duarte, premiada de 2011. “Fica quieto, quem fala agora sou eu”, brincou a atriz, relembrando as mesmas palavras usadas por Hebe Camargo quando entregou a ela o troféu no ano passado. É tradição o vencedor de um ano fazer a entrega ao escolhido do ano seguinte.

O programa, que repetiu a versão de “Pizza do Faustão”, reuniu nove atrizes na mesa: Juliana Paes, Ísis Valverde, Maria Fernanda Cândido, Lisandra Souto, Débora Nascimento, Cris Viana, Flávia Alessandra, Paola Oliveira e Luana Piovani. Nos primeiros blocos, as atrizes falaram de assuntos triviais do universo feminino, como maternidade, boa forma, cuidado com cabelos, quase um programa digno do GNT. “Esse é um programa de mulheres reais”, decretou Paola. Menos, né? A afirmação foi totalmente fora de ordem após Flávia Alessandra dizer que não fez grandes esforços para voltar a usar manequim 36 após o nascimento de suas duas filhas. Trinta e seis? Quero ver quantas mulheres da vida "real" conseguem essa façanha!

Já quando Roberto Carlos entrou no palco o programa realmente ganhou o tom de especial. Estranho foi ver nas redes sociais as reações: enquanto alguns reclamaram de o cantor não estar na parada do Huck, outros ironizaram a presença do mesmo no Faustão. Definitivamente, não se pode agradar a todo mundo. Pode-se apenas se respeitar a opinião de cada um.

Achei justa a homenagem. Mas gostaria de destacar algumas pérolas do apresentador. Em determinado momento, Fausto Silva diz: “Roberto Carlos está voltando a trabalhar!”. Como assim, ele havia se aposentado? Depois, afirma: “Eu desejo que na sua vida pessoal você tenha dez por cento do que distribui para seu público”. Só dez por cento? E, para encerrar, chama assim as "Videocassetadas": "Agora que a festa do Rei acabou, é hora de alegria". Então a homenagem a Roberto Carlos foi hora de tristeza?

Em todo caso, o Rei, com toda a história construída numa trajetória de mais de 50 anos, mais uma vez manteve sua postura modesta diante dos depoimentos de muitos famosos e anônimos que o reverenciaram. E até das bolas fora do apresentador. Usando como desculpa a emoção, o cantor evitou comentar o festival de elogios gravados e os feitos no palco pelas atrizes da mesa, regados a vinho e pizza. Bom senso que falta a muitos famosos e anônimos que nem chegaram “à beira do caminho”.