sábado, 1 de dezembro de 2012

“Lado a Lado”: Alessandra Negrini pegou o bonde da novela das seis andando e não só conseguiu um lugar na janela como ameaça roubar o posto do condutor da história com sua vilã sensual, dissimulada e ambiciosa


Alessandra Negrini não está economizando em “Lado a Lado” no seu talento para interpretar mulheres ardilosas e sensuais como é o caso de Catarina Ribeiro, a cantora lírica à qual ela dá vida na novela das seis da Rede Globo. A personagem chegou comendo pelas beiradas, como se tivesse aparecido apenas para provocar a separação de Edgar (Thiago Fragoso) e Laura (Marjorie Estiano) por ter uma filha com o advogado, fruto de um romance dos dois no passado. Mas, aos poucos, ela vem se tornando uma das figuras centrais da história escrita por João Ximenes Braga e Cláudia Lage.

Catarina já conseguiu tumultuar a vida de toda a companhia do Teatro Alheira, seduziu o irmão de Edgar, Fernando (Caio Blat), e desafiou até a cobra mor Constância (Patrícia Pillar). No capítulo desse sábado (1), ela perdeu seu primeiro round na briga com a baronesa, que armou para a ambiciosa e egocêntrica cantora ser vaiada e alvo de ovos em sua primeira apresentação em público. Mas ela não se deixou abater: “Eu não estou triste. Eu estou fervendo a minha raiva no caldeirão do inferno”, disse Catarina, logo percebendo que tinha sido vítima de uma conspiração de Constância. “Eu vou me lambuzar de vingança”, decretou a artista, tendo como alvo a filha da baronesa.

E nos próximos capítulos já se sabe que ela conseguirá arruinar mais uma vez a vida de Laura. Com a ajuda de Fernando, conseguirá que seja publicada no jornal a notícia de que Laura é divorciada, o que fará a professora perder o emprego e ficar desmoralizada perante a sociedade machista da época.

Alessandra Negrini sabe dosar muito bem a malícia no olhar e a sedução no gestual com certo ar blasé para esconder as reais intenções de suas vilãs. A atriz poderia ter ficado marcada como a eterna Engraçadinha por se destacar fazendo a fase jovem da personagem título da minissérie “Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados”, baseada na obra de Nelson Rodrigues, mas isso não aconteceu. A cada novo trabalho que se seguiu ela soube elaborar uma nova faceta.

Mesmo colecionando vilãs, como a Paula do remake de “Anjo Mau”, a Selma de “Desejos de Mulher” e a Taís, a gêmea da boazinha Paula de “Paraíso Tropical”, novela na qual se dividiu fazendo as duas protagonistas da história, a atriz conseguiu sempre dar um toque pessoal a cada uma delas. Como acontece agora com Catarina que, se não roubar a cena das mocinhas, certamente está sabendo aproveitar a chance de ameaçar a soberania de Constância no papel da vilã da história. E olha que a briga é com ninguém menos do que aquela que viveu a dissimuladíssima Flora de "A Favorita".