quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

“Xingu – A Saga dos Irmãos Villas-Boas”: Filme vira série e faz mais sucesso na TV do que no cinema, provando que a questão indígena interessa ao grande público, sim


A narração do ator João Miguel, aliada à sua excelente interpretação como Claudio Villas-Boas, pode estar fazendo a diferença na montagem feita para a televisão do filme “Xingu”, de Cao Hamburguer, que não chegou a ter grande repercussão ao estrear nos cinemas em abril deste ano. Já a história sobre a instalação do Parque do Xingu na década de 40 que começou a ser exibida na Rede Globo nessa terça-feira (25), tomou a forma ideal de uma série, que está sendo exibida em quatro capítulos, tendo como subtítulo “A Saga dos Irmãos Villas-Boas”. Além de João Miguel, encabeçam a saga dos três irmãos Felipe Camargo, como Orlando, e Caio Blat, no papel de Leonardo. Se no cinema a bilheteria não correspondeu às expectativas, na televisão a audiência tem surpreendido e mostrado que a questão indígena continua interessando ao grande público.

A história por si só emociona e leva à reflexão ao mostrar a que preço para as civilizações indígenas é buscado o progresso do país.  A narração de Claudio é cheia de mensagens e verdades: “Vamos sair do território deles”, “Nós somos os invasores”, “O primeiro índio que eu vi poderia ter me matado, mas não matou”, escreve ele em seu diário. Tudo começa quando os três irmãos resolveram se alistar na expedição que visava ocupar “o vazio do Brasil Central” na conhecida Marcha Para O Oeste, num processo de interiorização do Brasil orquestrado pelo governo de Getúlio Vargas. Muitos foram apenas de olho nos parcos salários. Outros, como os Villas-Boas, em busca de aventura. E acabaram sendo fisgados pela cultura indígena. Principalmente ao perceberem que, além de armas, facas, aviões e rádios, tinham levado também doenças para aqueles seres tão diferentes.

O segundo capítulo, que foi ao ar nessa quarta-feira (26), foi particularmente chocante, ao mostrar a matança de índios por brancos, entre eles seringueiros que tentavam escraviza-los. E em que também a imprensa tenta escrachar do trabalho dos três irmãos sertanistas ao publicar a manchete de que Leonardo tinha engravidado uma índia. E ainda tem mais dois capítulos pela frente.

Talvez “Xingu – A Saga dos Irmãos Villas-Boas”, esteja funcionando na televisão muito melhor na versão de série do que o filme no qual Hamburguer, além da direção, assinou o roteiro ao lado de Elena Soarez. A fotografia de Adriano Goldman também tem os tons de luzes realisticamente compatíveis com os horários da região. E é de se valorizar nos créditos da abertura os nomes dos índios atores Maiarim Kaiabi, Awakari Tumã Kaiabi, Adana Kambeba, Tapaié Waurá e Totomai Yawalapiti, à frente de outros integrantes do elenco, como Maria Flor, Augusto Madeira e Fabio Lago.

Só para lembrar: em 1985, a extinta Rede Manchete o documentário “Xingu – A Terra Mágica”, realizada pelo jornalista Washington Novaes. O projeto foi idealizado na época por Walter Salles, Roberto D’Ávila e Fernando Barbosa Lima Sobrinho, que estavam à frente da Intervídeo. Nele foram mostrados os registros do cotidiano das tribos Kren-a-Karore, Waurá, Kuikuro, Metukire no Parque do Xingu, etnias predominantes no Parque do Xingu. A série de 11 capítulos foi premiada em vários festivais nacionais e internacionais. Merecidamente.