quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

“Encontro Com Fátima Bernardes”: Luiz André Azevedo resgata a essência da verdadeira função de um repórter em atração comandada por uma jornalista que continua sonhado ser celebridade da mídia




Fátima Bernardes perdeu mais uma chance de mostrar que sua veia jornalística poderia acrescentar mais e mais ao seu desejo de ser celebridade da mídia no papel de apresentadora. No “Encontro Com Fátima Bernardes” (continuo achando egocêntrico colocar o nome completo da apresentadora no título do programa. Nem Hebe Camargo fazia isso), dessa quarta-feira (19).

A ex-editora e ex-apresentadora do “Jornal Nacional” se mostrou visivelmente incomodada com a emoção que tomou conta do repórter Luiz André Azevedo ao ser exibida uma retrospectiva da carreira dele na qual, entre muitas imagens, estava a que mostrava sua parceria com o jornalista Tim Lopes, vítima de narcotraficantes durante realização de uma reportagem investigativa para a Rede Globo.
Por que Fátima estava desconfortável? Talvez porque André Luiz seja um dos poucos jornalistas que ainda representa a essência da profissão. Que bebe na fonte do jornalismo em sua raiz. Que não se vende ou se troca pelos cinco minutos de fama que transformou a profissão, para muitos novatos e nem tão novatos assim, num cabide de “celebridades da mídia”. Que se realiza e é feliz sendo repórter. Não quer ser apresentador. Tem uma humildade valorizada pela competência.

Obrigada, André Luiz Azevedo. Sua presença no programa de uma ex-jornalista foi um bálsamo para quem já começa a desacreditar na profissão diante de tantos profissionais “celebridades da mídia”. 

.