domingo, 2 de dezembro de 2012

“Salve Jorge”: Em discretas aparições, Jandira Martini faz de Farid, que sofre do Mal de Alzheimer, a personagem mais inteligente e verdadeira da novela das nove


Jandira Martini pode ficar dias sem aparecer em “Salve Jorge” que quando sua personagem, vó Farid, entra em cena, por mais breve que ela seja, faz toda a diferença na novela das nove da Rede Globo. Suas tiradas são curtas, enigmáticas e certeiras ao analisar o comportamento de cada um a seu redor. Não foi diferente no capítulo dessa sexta-feira (30), quando a turca fez um alerta a seu filho Zyah (Domingos Monganer), quando o assunto era o casamento dele com Ayla (Tânia Kalil): “Cuidado! Quando o Sultão se casa, a Roksalana sempre vem destruir tudo”, afirmou, fazendo comparações com histórias de personagens do império otomano.

Apesar das fugas da realidade que a acomete, suas observações acabam tendo sempre um fundo de verdade com o que acontece à volta de todos e parece que só ela intui. “Tome cuidado com Roksalana, proteja sua esposa, proteja sua família. Ela está vindo. Ela sempre vem”, reforçou Farid ao filho. Mal sabia Zyah que exatamente naquele momento Bianca (Cleo Pires) estava desembarcando na Capadócia para ficar com ele, colocando em risco a união do guia turístico com Ayla.

É claro que, num primeiro momento, não teve como fugir da comparação da turca Farid de “Salve Jorge” com a marroquina Zoraide de “O Clone”, ou com a politizada indiana Puja, de “Caminho das Índias”, que Jandira interpretou nas outras novelas também escritas por Glória Perez. O biótipo da atriz se ajusta perfeitamente a essas culturas. Mas sua versatilidade se revela quando, sem pressa, ela mostra peculiaridades da nova personagem. Por mais que a autora escreva tipos semelhantes de mulheres, Jandira se encarrega de dar novos significados a cada uma que lhe é entregue.

No perfil de Farid na trama, ela é descrita como uma mulher que com o avançar da idade tem aumentado seus devaneios nos quais os familiares viram personagens do Império Otomano e as confusões da aldeia, disputas palacianas. Só que, nesse mesmo capítulo, Esma (Elisângela) citou a doença de sua sogra. “Ela está tão pior hoje. O Alzheimer está levando a cabeça de vó Farid para cada vez mais longe”, explicou a nora. Sem dúvida é de grande utilidade que a autora aborde esse tipo de patologia que afeta a terceira idade. Mas, para isso, Farid terá que ganhar mais espaço em cena. E Jandira Martini, sem dúvida, merece uma participação maior e mais frequente na história. Sem perder, é claro, o tom leve de humor que ameniza o drama da personagem.