quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

“Malhação”: Depois da masculinizada Alice de “Fina Estampa”, Thaís de Campos mostra sua versatilidade ao se transformar na doce e maternal Vilminha da novelinha global voltada para o público adolescente


Thaís de Campos faz parte daquele time de atores que, quando fora do ar, passam seus ensinamentos na arte de representar abrindo cursos de interpretação, mas que, quando chamados de volta à cena, provam que além da teoria não perdem a prática. É o que ela está mostrando em “Malhação”, ao entrar fazendo uma participação como Vilminha, a mãe de Fatinha (Juliana Paiva), a garota considerada a mais “fácil” entre os alunos da escola Quadrante na novela da Rede Globo voltada para o público adolescente.

A atriz passou por uma transformação camaleônica depois de ter feito a robusta Alice, uma mulher com trejeitos masculinizados que vivia um relacionamento dúbio com Tia Íris, personagem vivida por Eva Wilma em “Fina Estampa”, novela das nove de Aguinaldo Silva exibida ano passado. No novo trabalho, não foram só os cabelos e o figurino que mudaram. A atriz encarnou de tal forma a mãe dedicada e conselheira na história teen, com gestuais e olhares maternais, que não há como se fazer qualquer tipo de comparação entre sua personagem anterior e a atual. Precisa ter competência para se criar um novo tipo sem herdar qualquer "cacoete" dos anteriores.

Com 30 anos de carreira, Thaís já teve momentos de destaque, mas sempre de uma forma discreta, como quando fez a bondosa Arlete no remake de “Mulheres de Areia” (1993) e a engraçada Amparo Muñoz de “Salsa & Merengue” (1996). Desde 2000, quando se mudou para Portugal, onde dirige um Curso de Interpretação Para TV e Cinema e produz espetáculos teatrais, ela vinha fazendo apenas participações em novelas e minisséries no Brasil, como aconteceu em “Cinquentinha” (2009) e “Lara Com Z” (2011). Com papel inteiro ou apenas como convidada, Thaís tem feito a diferença em suas aparições. E sem alarde. Diferentemente de outros artistas que estão sempre no ar fazendo muito barulho por nada.