terça-feira, 18 de dezembro de 2012

“Guerra dos Sexos”: Após se superar na vida real, Drica Moraes se destaca na ficção ao acertar na dose de humor que dá à ambiciosa e rabugenta quituteira Nieta


Drica Moraes encontrou o tom certo da Nieta de “Guerra dos Sexos”, novela das sete da Rede Globo, e merecidamente sua personagem vem ganhando mais destaque na trama. Principalmente agora que ela está empenhada em impedir o romance de Roberta (Glória Pires) com Nando (Reynaldo Gianecchini). Tudo porque teme que a rica empresária, sua irmã, acabe torrando sua herança com o motorista e não deixe nada para os parentes.

Nos primeiros capítulos da novela de Silvio de Abreu, remake da versão exibida em 1983, que estreou em outubro, Nieta lembrava muito a empregada Janaína de Claudia Missura em “Avenida Brasil”. Talvez porque a novela das nove de João Emanuel Carneiro ainda estava no ar, era fácil encontrar semelhanças nas interpretações das duas atrizes, como nos gestuais e no tom de voz das suas personagens.

Passados mais de dois meses, Drica está fazendo uma autêntica quituteira moradora de uma vila da Mooca, bairro de São Paulo que abriga grande parte de imigrantes italianos. E apesar de Nieta ser uma inconformada por ser pobre e viver enlouquecendo o marido, Dino (Fernando Eiras), que trabalha como braço direito de Roberta, a atriz dá à personagem uma leveza ao dar a ula um tom de comédia. Também não a transformou em uma vilã (ainda). Nieta chega a ser até ingênua ao idolatrar a filha, Carolina (Bianca Bin), essa, sim, uma cascavel.

Brincar com o humor não é difícil para Drica, vide “Os Aspones”, seriado em que foi protagonista em 2004, assim como a Judicéia Cajazeira na série “O Bem Amado”, de 2009, entre outros trabalhos no gênero. Já no drama talvez um dos momentos mais densos de sua carreira tenha sido quando viveu a perversa Violante Cabral na novela “Xica da Silva”, na extinta Rede Manchete, em 1996.

A atriz também mostrou garra e fibra ao, em janeiro, um ano e meio após ter sido submetida a um transplante de medula, voltar à cena em “Dercy de Verdade” interpretando brilhantemente a socialite Clô Prado, grande amiga de Dercy Gonçalves, a comediante homenageada na minissérie de Maria Adelaide Amaral. Com certeza é mais um exemplo de atriz com talento para se superar tanto na ficção quanto na vida real.