domingo, 9 de dezembro de 2012

“Encontrar Alguém”: Quadro do “Caldeirão do Huck” não é original, mas emociona ao ultrapassar fronteiras e promover o encontro de irmãos angolanos separados pela guerra


Luciano Huck abriu o “Caldeirão do Huck” desse sábado (8) avisando que aquele seria um programa especialmente emocionante. Realmente foi. E mais uma vez, como poucos fazem, ele não deixou de exaltar o trabalho caprichado de toda sua equipe na realização do “Encontrar Alguém”, que abriu o programa. O quadro promoveu a reaproximação inédita de dois irmãos angolanos, separados há 35 anos por causa da guerra civil que assolou seu país na África.

Sem dúvida a produção teve que suar a camisa para promover o encontro de Paula, auxiliar de enfermagem que mora em São Paulo, com seu irmão, o motorista Chico, contratado para prestar serviços à equipe do “Caldeirão” no show do “Dia da Amizade Angola-Brasil”. O evento, que acontece em Luanda há quatro anos para celebrar os laços entre os dois países, foi comandado por Luciano. Em determinado momento do show, Chico foi chamado ao palco e ali teve a surpresa de reencontrar Paula. Emocionados, os dois irmãos, separados durante a guerra civil de 1975, foram aplaudidos pela multidão de angolanos presentes na festa.
 
Vale ressaltar a competência dos envolvidos, já que o “Dia da Amizade” aconteceu no dia 4 de outubro e bem antes todos tiveram que correr para localizar Chico em Angola e simultaneamente planejar a ida de Paula a seu país de origem. E ainda fazer o registro do encontro de ambos durante o evento. O cuidado da edição valorizou o quadro ao inserir imagens de arquivo em preto e branco da guerra civil na qual os dois estavam entre as milhares de vítimas, ao som de “Brothers In Arms”, de Dire Straits. Igualmente comovente foi o encerramento, com um clipe mostrando imagens de Chico e Paula festejando o encontro com seus familiares, irmãos, sobrinhos, cunhada, em uma praia, próximos a carcaças de navios destruídos na guerra encalhados na areia.

A estreia do quadro aconteceu em maio, promovendo o encontro de duas irmãs que não se viam há 50 anos. Na segunda edição, em setembro, outra história: a do carioca de 17 anos, criado pelo padrasto, que realizou o sonho de conhecer seu pai biológico, que foi embora para os Estados Unidos quando o filho tinha apenas 1 ano e nunca mais o procurou. E essa terceira vem reforçar a expectativa de que “Encontrar Alguém” veio para disputar espaço com os já consagrados e também sempre emocionantes “Lar Doce Lar” e “Lata Velha”. A ideia pode não ser inédita, mas como o que mais se vê na TV são cópias de cópias, o que interessa mesmo é a qualidade mostrada em cada nova versão de um mesmo formato.