segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

“Coral de Rua”: Especial que reúne moradores de rua emociona e faz refletir sobre as histórias de vida dessa parte da população que vive à margem da sociedade


A segunda edição do “Coral de Rua” que a Record exibiu nesse domingo (23), mais uma vez emocionou e fez refletir sobre a realidade que há por trás de pessoas que, por motivos diversos, acabam virando moradores de rua. No especial de fim de ano da emissora, o produtor musical Marco Camargo mais uma vez percorreu a cidade de São Paulo em busca de cidadãos que vivem à margem da sociedade que estivessem dispostos a participarem de um coral. E o que se viu é que a maioria está disposta, sim, a tentar mudar de vida, basta ter uma oportunidade.

Nas ruas, Camargo encontrou de tudo, até um mendigo completamente embriagado que, diante do convite, prometeu parar de beber e se dedicar às aulas de canto. Se ele realmente parou, não se sabe, mas estava presente na apresentação final do grupo. Teve também um que garantiu participar, mas não apareceu. E a mulher que recusou o convite porque tinha que cuidar do marido e dos filhos, mas surgiu de surpresa no início da preparação do grupo.

Em suas andanças, o produtor formou um grupo de 25 pessoas para quem deu aulas de canto e música. Foi contagiante ver o entusiasmo de cada um deles diante da chance de estarem se sentindo realmente vistos e acreditando na sua própria superação. Também foi bem sacada a ideia de na apresentação para uma plateia que contou com o elenco da emissora todos estarem bem vestidos, mas com figurinos que tinham a ver com o jeito de ser de cada um, e não com um uniforme padrão de coral. E ficou nítida a sensação de alegria de cada um ao encerrar o show cantando “Lindo Balão Azul”. Que venham muitos outros especiais inspirados nesse projeto.