domingo, 9 de dezembro de 2012

“The Voice Brasil”: Na reta final, candidatas extrapolam nos gritos, técnicos extrapolam na empolgação, mas repertório nacional e bem escolhido salva a penúltima edição


Em sua penúltima edição, alguns participantes do “The Voice Brasil” parece estarem participando do “The Scream Brasil”. Como mostraram Thalita, Ludmillah e Ellen no programa desse domingo (9). As três, que se classificaram para a final, são donas de um vozeirão, mas parece estarem querendo ganhar a competição no grito. Ludmillah, além de se esgoelar, ainda tem uma postura agressiva, parece uma fera enjaulada querendo mais domar do que conquistar a plateia.

O desespero na reta final leva alguns concorrentes ao ridículo. Mira Callado, além de elevar excessivamente o tom em alguns trechos da música, exagerou ao se ajoelhar no palco e se benzer após cantar “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos. Já Ludmilla, ao ser escolhida por Carlinhos Brown para continuar na disputa, vencendo Mira, foi totalmente infeliz ao gritar: “Dedico a minha mãe, a gente que é guerreira, mulher negra...”. Como assim? As mulheres brancas também não são guerreiras?

Desnecessário apelar para esse tipo de discurso numa competição musical em que o que vale é a voz e não a raça, credo, condição social ou sexual. Sem falar que ela sempre encerra suas apresentações com algum deboche, parecendo ser mais uma personagem cômica do que uma profissional da música participando de um programa sério e não de uma disputa de calouros.

O ponto positivo dessa penúltima audição foi o repertório, 100% nacional. Finalmente as músicas internacionais ficaram de fora. E as escolhas foram de qualidade, com canções que fizeram sucesso há décadas na interpretação de ídolos como Roberto Carlos, Elis Regina, Djavan, Gal Costa e Caetano Veloso, além de cantores mais atuais, como Ana Carolina, Maria Gadú e O Rappa.

Agora é aguardar a final no próximo domingo, quando sete mulheres disputarão o título com um único homem. E, a contar pela empolgação dos técnicos que, não sei se foi impressão minha mas nesse domingo pareciam estar doidões vários tons acima em relação às audições anteriores, o anúncio do vencedor deverá ser apoteótico.