sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

“Como Peixe Fora D’Água”: Lutador tenta conquistar fama fazendo graça agredindo espécies marinhas em série que estreia no canal que se diz defensor do mundo animal




Fiquei chocada ao assistir ao programa “Como Peixe Fora D’Água”, que estreou segunda-feira (3) no Animal Planet, enaltecendo a ideia bizarra de um lutador canadense, Eric Young, de 32 anos, que resolve tirar férias dos ringues para, literalmente, invadir de forma agressiva o habitat de espécies marinhas. O canal que, como o nome diz, é voltado a séries e documentários que retratam a realidade do mundo animal, poderia privar seu público de um brutamonte que está “brincando” em façanhas que ele próprio reconhece serem tolas, mas que agridem animais aquáticos.

No primeiro episódio da série, Eric diz que vai até a Costa do Golfo da Flórida “em busca dos pescadores mais malucos da América”. Sua ideia é caçar tubarões, inicialmente na forma tradicional, até chegar à captura sobre uma prancha de stand up paddle. O formato do programa é aquele tradicional: o apresentador conversa com a câmera tentando ser simpático e fazendo gracinhas, como quando foi ao shopping comprar uma sacola cheia de meias-calças femininas. Elas seriam usadas para encher de iscas para atrair tubarões. “São as salsichas de peixe”, ironiza ele.

Logo nas duas primeiras pescas, dois tubarões menores são capturados. Os anzóis que prendem as iscas são cortados e os bichos, machucados pela linha, são soltos de volta ao mar. O lutador se orgulha, brinca de fazer carinho em suas presas, mas em nenhum momento explica que o nylon dos pedaços de meias-finas engolidos por elas será ou não prejudicial a seus organismos.

Nos blocos seguintes, Eric realiza seu intento de caçar tubarões maiores com paddleboard. Nas aulas com um instrutor apenas para dominar a prancha com remo, ele mais uma vez tenta fazer humor, aparecendo com uma sunga minúscula com a estampa da bandeira dos Estados Unidos. Mas qualquer tentativa de piada naufraga ao se constatar que ele está brincando com animais em extinção. Ao caçar um filhote de 60 cm, o lutador diz estar fazendo carinho na barriga da caça, mas percebe-se que o animal está estressado, contorcendo-se desesperado para não morrer fora d’água.

O ponto alto é quando Eric finalmente consegue capturar um Tubarão Limão de quase 2 metros.  “Eles são conhecidos por atacar humanos”, destaca o lutador. Mas e ele estava fazendo o que ali? Em busca de fama, estava atacando tubarões no habitat natural deles. Ele é o invasor e agressor. “Eu me sinto um homem de verdade. Eu mereço essa barba”, diz o barbudo. Talvez se tivesse barbatanas Eric não se sentisse tão “homem”, mas fosse um pouco mais humano.

Para piorar, nos próximos episódios a briga será contra jacarés, bagres e ouriços, utilizando instrumentos igualmente agressivos. Uma pena o Animal Planet se prestar a esse tipo de programa que transforma a pesca em um tipo de esporte radical que coloca em risco a integridade de tantos seres vivos que estão precisando de quem os defenda, e não de quem os agrida apenas por 30 minutos de fama.