segunda-feira, 23 de julho de 2012

“SuperNanny”: Nova temporada estreia com uma estética mais criativa, uma babá com visual menos austero e quadros educativos e informativos que valorizaram o programa


“SuperNanny” voltou totalmente repaginado em sua nova temporada, que estreou nesse sábado (21) no SBT, após ter ficado um ano fora do ar. Até mesmo Cris Poli, a educadora que ensina pais desesperados a disciplinarem filhos rebeldes, está com uma fisionomia mais leve, usando figurinos menos austeros. Mas sem abandonar seus tradicionais lenços no pescoço. O tratamento visual do programa também ganhou uma arte gráfica criativa, com vinhetas bonitinhas mostrando brinquedos em animação, intercaladas entre as orientações da educadora ou entre um bloco e outro.

As regras básicas do método que Cris Poli utiliza para ensinar os pais a “domarem” os pequenos mais rebeldes pouco mudaram. Continua lá o tapetinho que representa o Cantinho da Disciplina, onde a criança é colocada de castigo por três minutos sempre que faz uma malcriação. No primeiro episódio, o desafio foi orientar o casal Fernanda e Marcelo a imporem limites ao caçula de 3 anos, que é aquele tipo de criança birrenta, chora, grita e, o pior, ataca a mãe com tapas, socos e mordidas, além de não deixar o irmão, Bruno, de 11 anos, em paz.

Mas o programa agora não fica restrito apenas à SuperNanny em ação. Traz também reportagens especiais sobre temas comportamentais e até relacionados à saúde que podem fazer parte do universo de pais e filhos. Como Bruno, o menino do programa de estreia, que tem Distúrbio de Déficit de Atenção já diagnosticada. Em um bloco à parte, um narrador explicou do que se trata o transtorno, quais os sintomas para que os pais fiquem alertas e recomendações do que deve ser feito.

Em outro quadro, o tema foi Bullyng, com enquetes gravadas nas ruas e pessoas falando sobre o que sabem do assunto, pais relatando violências desse tipo vividas pelos filhos e uma educadora dizendo como agir nesses casos. Um dos depoimentos foi do ator Germano Pereira, que interpretou Adamo, um dos filhos do personagem Totó, de Tony Ramos, na novela “Passione”, da Globo, ano passado. Ele contou que sofreu muito quando criança por ser ruivo e ter muitas sardas: “Todos me chamavam de ferrugem”.

O formato “SuperNanny” foi criado na Inglaterra em 2004, conduzido pela educadora Jo Frost. No Brasil, estreou em 2006, no SBT, onde durante quatro anos consecutivos a argentina Cris Poli, de 67 anos, e que mora em São Paulo há 35, atendeu a mais de cem famílias. Seu método consiste em primeiro observar a rotina da casa, sugere mudanças muitas vezes radicais no cotidiano e apresenta uma série de dinâmicas geralmente visando melhorar o inter-relacionamento de todos, tanto dos pais quanto dos filhos.

Mas, sem dúvida, a preocupação nessa nova temporada em ser mais informativo e educativo, não se restringindo apenas aos gritos e choros dos “pestinhas” desobedientes em casa deu um respiro ao programa, tornando-o mais ágil, mais interessante e menos repetitivo.