quinta-feira, 19 de julho de 2012

“Suits”: O senso de humor nos diálogos e a agilidade nas ações são o forte da série que mostra as peripécias de um conceituado advogado ligado por uma mentira a um jovem esperto e com mente brilhante

“Suits”, nova série do canal Space exibida nas noites de quarta-feira, às 21h, é mais uma opção para o público que aprecia histórias envolvendo advogados, investigações e tribunais. Mas não espere a seriedade de um “Law & Order”. Com roteiro honesto e diálogos com um discreto senso de humor até nas situações que poderiam ser dramáticas, a série agrada principalmente por ser despretensiosa. Embora trate de temas sérios, como ética, lealdade e honestidade, de forma ágil mas sem excesso de dramaticidade.

As histórias se passam em um importante escritório de advocacia de Nova York onde um de seus maiores “tubarões”, Harvey Specter, interpretado por Gabriel Macht (que atuou em filmes como “Amor e Outras Drogas,The Spirit e Atrás das Linhas Inimigas), é conhecido por suas atitudes audaciosas diante dos processos que a empresa encara. Mas sua iniciativa mais ousada foi ter contratado Mike Ross, vivido por Patrick J. Adams, um jovem que abandonou a faculdade de Direito, mas que com sua memória brilhante conseguiu passar no exame da Ordem dos Advogados.

Encantado com a inteligência do jovem, Harvey ignora a política da firma de exigir que sejam contratados apenas profissionais graduados em Harvard. E assim os dois viram cúmplices de uma mentira. A cumplicidade entre Harvey e Mike é o que move os episódios. Como no dessa quarta-feira (18), em que Harvey pede que o novato estude todos os estatutos de um contrato com mais de três mil páginas para impedir que o diretor de uma empresa automotiva consiga suspender os serviços advocatícios do seu escritório. O veterano, frio e calculista, admira a capacidade de aprendizado do rapaz. E está sempre lhe dando dicas de como sobreviver no ambiente competitivo do mundo da jurisprudência. Algumas nem tão politicamente corretas. “A primeira impressão é a que fica. Se começar um jogo perdendo, nunca vai ganhar”, afirma Harvey, ao justificar que atualmente pode ir embora do escritório a hora que quiser porque quando começou chegava cedo, fazendo todos acreditarem que trabalhava cem horas por dia. 

Criada por Aaron Korsh (“Everybody Loves Raymond”) e coproduzida pelo cineasta Doug Liman (da trilogia “The Identity Bourne”), “Suits” teve boa repercussão nos Estados Unidos em sua primeira temporada pelo USA Network. A segunda estreou em junho. O papel de Mike rendeu a Patrick uma indicação como ator revelação ao Screen Actors Guild Awards de 2011.

O que não agradará a muitos telespectadores é que no Space a série é dublada. Mas, tirando esse porém, pode ser interessante acompanhar as manhas e artimanhas de Mike e Harvey para esconderem seu segredo de todos, inclusive da sócia do escritório, Jessica (Gina Torres), e do arqui-inimigo do advogado, Louis (Rick Hoffman), que estará sempre tentando dificultar a vida de Mike, que tem como aliados as assistentes jurídicas Rachel (Meghan Markle) e Donna (Sarah Rafferty). Vale como entretenimento.