sábado, 14 de julho de 2012

“Programa da Palmirinha”: Emocionada e feliz, Vovó estreia na TV por assinatura com suas eternas engraçadas falhas de memória


Palmirinha Onofre não conseguiu controlar a emoção ao estrear o “Programa da Palmirinha”, na quarta-feira (11), no canal Bem Simples, pertencente ao grupo de TV a cabo Fox. “Oi minhas amiguinhas, estou de volta aqui com vocês”, disse a simpática Vovó, como também é chamada por todos. Aliás, a culinarista de 81 anos, completados no dia 29 de junho, está numa emissora cujo nome tem tudo a ver com sua principal característica: a simplicidade. A seu lado continua Guinho, o boneco manipulado por Anderson Clayton, de 28 anos, que também é assessor e tratado como neto pela apresentadora. Guinho ganhou uma versão mais moderna, com grandes olhos azuis e cabelo ruivo penteado à la Neymar.
  
Em uma grande cozinha montada para ela no estúdio, com direito até a um espaço estilo sala de estar, onde, sentada em uma poltrona, Palmirinha começa o programa contando um pouco de sua história pessoal, que tem a ver com a receita do dia. Na estreia, foi a do sonho feito com massa de pão doce que ela vendia na rua para ajudar no sustento de suas filhas. Tremendo, ela própria explicou o nervosismo com o maior naturalismo: “Me desculpe se alguma coisa sair errado, é que estou muito emocionada”, disse Palmirinha, o tempo todo elogiando a equipe, a emissora e até a frigideira, que ela chamou de “vasilha”.

É claro que Palmirinha não seria Palmirinha se não trocasse a quantidade dos ingredientes e não se esquecesse do que estava falando no meio da frase. Para isso estava lá Guinho, corrigindo quando a medida era para ser três colheres de sopa de açúcar e ela falou duas colheres “de mãe”. O “de mãe” ela usa para dizer que são colheres “generosas”. Mas esse jeito Palmirinha de ser não superou o prazer que ela mostrou o tempo todo. “Gostaram do meu avental?”, perguntou ela. “É bom trabalhar num lugar onde se é bem recebida”, deixou escapar, numa clara referência à tristeza que sentiu ao ser demitida da TV Gazeta, em agosto de 2010.

Seis meses após ter saído da emissora paulista, Palmirinha veio a público dizer que a demissão teve o lado bom de mostrar que ela era querida do público. Grande parte desse reconhecimento foi graças a suas falhas de memória terem ido parar várias vezes no “Top Five”, quadro do “CQC”, da Band, com os erros mais divertidos da semana na televisão. Tanto que no quadro “Dicas do Guinho”, em que o boneco fala sobre o que rola na internet, foi exibido um vídeo de Palmirinha participando do programa comandado por Marcelo Tas. E, com toda sua alegria, anunciou ao lado de Danilo Gentili um “Top Five” que só deu ela, do quinto ao primeiro lugar. É essa descontração que faz da Vovó uma personagem genuinamente verdadeira e autêntica. No fim da estreia, ela apareceu mostrando um cartaz no qual está escrito: “Beijo, me adiciona amiguinha”. Precisa dizer mais?

Imediatamente, no horário seguinte, entra no ar o segundo “Programa da Palmirinha”. De avental diferente e colar de pérolas, ela dá a receita de uma empada de queijo, que faz parte da história de como entrou para a televisão. Ela foi descoberta graças às empadinhas que levou ao programa de Silvia Poppovic, na Band. Chega a ser singela a preocupação da apresentadora ao incentivar o telespectador a preparar e vender suas receitas, num claro desejo de que todos consigam um dia realizar um sonho, tal qual aconteceu com ela.

Em respeito à idade e ao carisma de Palmirinha, seus erros não são corrigidos, mesmo o programa sendo gravado e editado. “Falei pra vocês no ‘próximo outro’ programa”, confundiu-se ela. Apenas um sinal sonoro indica que a equipe por trás das câmeras percebeu a falha. Ela também dançou imitando o estilista e apresentador Clodovil (morto em 2009), antes dele enveredar para a política, quando os dois trabalhavam em uma mesma emissora e ele aparecia só de cueca no camarim dela rebolando. Chamou o boneco Guinho de Guinha e soltou uma pérola, enquanto recomendava que as empadas deveriam ser marcadas com a letra inicial do recheio, para não confundir. Como marcar com um P na de palmito e... “Na empada de camarão põe um K, de casa”, disse ela, para desespero do boneco, que corrigiu na hora ser com C, mas Palmirinha estava tão empolgada que nem ouviu a correção. Com certeza é forte candidata ao próximo “Top Five” do “CQC”, na Band.


Mais sobre a história pessoal e profissional de Palmirinha, aqui, na entrevista que ela deu a Marília Gabriela em março: 

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/03/de-frente-com-gabi-em-uma-entrevista.html