sábado, 7 de julho de 2012

“Na Moral”: Pedro Bial reúne toda sua experiência de jornalista e de comunicador ao estrear seu próprio programa, quase politicamente correto, mas sem ser careta

Pedro Bial pode nem ter planejado dessa forma, mas foi agora, aos 54 anos de idade, com a maturidade de longos anos de estrada como repórter, correspondente internacional, mais tantos outros como apresentador do “Fantástico” e ainda mais de uma década comandando sem pudores e muita animação o “Big Brother Brasil”, que ele finalmente ganhou seu próprio programa. E foi a junção de toda experiência ao longo de sua trajetória aliada a seu jeito irrequieto e perspicaz de ser que o “Na Moral”, que estreou na noite dessa quinta-feira (5), na Rede Globo, mostrou que ainda é possível, sim, trazer ares de alguma inovação à TV brasileira. 
 
“É veado, bicha ou homossexual? Crioulo, negro, pessoa de cor ou afro-brasileiro?”, pergunta Bial abrindo o programa que discutirá sobre a ditadura do politicamente correto. A cada edição será tratado um tema diferente, sempre com uma pitada de política e sexo, já que o horário permite. Mas nada de sisudez ou conceitos definitivos. No palco, no centro do estúdio, à frente de Bial estão os convidados da noite: o jornalista Antônio Carlos Queiroz, a ex-Casseta Maria Paula e o professor Luiz Felipe Condé. Logo de cara o apresentador deixou claro que a ideia não é fazer discursos inflamados quando Queiroz, em tom autoritário, falou sobre a "ditadura do correto". “Você parece que está num palanque, como se a gente estivesse falando da macro política. A gente está falando dos pequenos pecadilhos de todo dia. Você é inocente?”, interveio Bial. “É que eu me empolguei”, desculpou-se o outro jornalista.

De uma bancada, Alexandre Pires atacou de DJ e falou sobre a polêmica criada pelo clipe gravado por ele junto com Neymar, cercados por dançarinas popozudas e pessoas vestidas de gorilas. O cantor recebeu uma advertência do Ministério Público, que considerou que ele estava promovendo clichês de estereótipos contra negros e mulheres mostradas como símbolos sexuais. “O respeito de uma pessoa para outra não afeta a possibilidade de humor”, defendeu Queiroz.

Cantigas de roda, como “Atirei o pau no gato” e “Boi da cara preta”, foram mostradas no telão em versões que seriam politicamente corretas. E Maria Paula não perdeu a chance de apimentar a conversa com humor. “Também tem a versão ‘me atirei no pau do gato’”, brincou ela. O programa também teve testemunhos de anônimos que viveram situações de assédio, tanto sexual quanto moral, em seus respectivos trabalhos. Os casos foram encenados rapidamente por atores e depois os verdadeiros personagens apresentados no palco contando o desfecho de suas histórias. 

Tudo é mostrado muito resumidamente, para não perder a agilidade. O que ajuda para que o tema não acabe se tornando repetitivo e cansativo. Em vários momentos, porém, o excesso de preocupação com o tempo fez a edição pecar até mesmo no corte das falas dos convidados, interrompidas abruptamente, deixando a sensação de que o pensamento não foi concluído.

Já a plateia, formada na maioria por jovens, mas também por adultos, parecia estar totalmente à vontade e até cantando junto com o apresentador, sem aquela postura séria, contida, quase reprimida de programas que querem parecer comportados e acabam ficando desanimados. E a interação não se resume ao estúdio. Bial não abre mão de sua porção repórter e também gravou pessoalmente enquete nas ruas sobre o que as pessoas consideram politicamente incorreto em expressões como “veado”, “deu branco”.

No encerramento, não há como não se lembrar dos tempos de “BBB” quando Bial fazia um discurso quase filosófico na hora da eliminação dos participantes do reality show. “Amoral, imoral é você fazer a alguém o que não quer que faça a você. Moral. Quer saber o que é correto? Vou ser correto: é você fingir que mudando o nome de favela para comunidade você vai melhorar o saneamento básico”, citou o apresentador em uma parte de seu texto sobre o tema do primeiro "Na Moral", quase politicamente correto, mas sem ser politicamente careta.