quinta-feira, 26 de julho de 2012

“O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”: Na fase eliminatória, duplas inusitadas são formadas na disputa por votos, como Tiradentes x Santos Dumont, Princesa Isabel x Fernando Henrique Cardoso



Luiz Inácio Lula da Silva não deu sorte ao ter seu nome sorteado para concorrer com Ayrton Senna ao título de “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”. Explica-se: no programa exibido pelo SBT nessa quarta-feira (25) foi revelada a lista dos 12 finalistas da competição. Após a divulgação dos nomes o apresentador Carlos Nascimento formou seis duplas a partir de nomes sorteados através de uma urna. E a partir de agora, a cada semana o público deverá votar apenas em um desses dois nomes para continuar na disputa. O outro será eliminado. E o ex-presidente da República estará competindo com ninguém menos que o piloto três vezes campeão mundial de Fórmula 1 e até hoje idolatrado pelos brasileiros.

Talvez para evitar um possível “já ganhou”, as regras do programa determinaram que a lista dos finalistas fosse divulgada por ordem alfabética e não por quantidade de votos recebidos na primeira fase. Dessa forma, os nomes apresentados foram Ayrton Senna, Chico Xavier, Fernando Henrique Cardoso, Getúlio Vargas, Irmã Dulce, Juscelino Kubitschek, Lula, Oscar Niemeyer, Pelé, Princesa Isabel, Santos Dumont e Tiradentes. Como desses 12 apenas quatro continuam entre nós, Carlos Nascimento deixou claro no começo do programa que a lista continha “brasileiros vivos ou mortos que deixaram seu nome na história”.

E para a próxima fase, que será eliminatória, o apresentador sorteou as duplas em ordem: primeira semana, segunda semana e assim sucessivamente. E aí, a miscigenação de políticos, esportistas, religiosos e personalidades consideradas heróis da história ficou ainda mais surreal do que o que se viu na divulgação da lista dos cem “maiores brasileiros de todos os tempos”.

Dá para imaginar Tiradentes disputando voto com Santos Dumont?  Juscelino Kubitschek em campanha contra Pelé? A Princesa Isabel usando como plataforma política a sua Lei Áurea na briga contra o Plano Real de Fernando Henrique Cardoso? E a dupla formada por Oscar Niemeyer e Getúlio Vargas? Só para lembrar: o arquiteto, hoje com 105 anos, tinha 47 quando o então presidente da república Getúlio Vargas cometeu o suicídio, em 1954. A primeira dupla a se submeter à votação eliminatória será Chico Xavier e Irmã Dulce, e na segunda semana será a vez de Lula e Ayrton Senna.

A cada nome citado, houve uma breve apresentação do eleito. A Princesa Isabel foi lembrada como “a primeira mulher a governar o Brasil”, enquanto a atual presidenta, Dilma Rousseff, nem chegou à final, pois ficou na trigésima terceira posição entre os cem indicados pelo público. Já nos próximos programas, a jornalista Carolina Castelo Branco apresentará reportagens contando um pouco mais da história de cada dupla concorrente da noite. Os seis mais votados passarão para a fase semifinal e depois para a final.

Ou seja, teremos mais de dois meses de programa pela frente até a revelação de quem é “o maior brasileiro de todos os tempos”. Quer dizer, pelo menos o maior na opinião do público do SBT. 


Para quem não viu os 60 primeiros nomes divulgados, a crítica da estreia está aqui:

E quem quiser conferir a lista do 13º até o 40º, ela foi divulgada na semana passada:
40° – Xuxa
39° – Rodrigo Faro
38° – Renato Aragão – Didi
37° – Dom Hélder Câmara
36° – Apóstolo Valdemiro Santiago
35° – Luciano Huck
34° – Tancredo Neves
33°– Dilma Rousseff
32° – Padre Cícero
31° – Herbert de Souza – Betinho
30° – Renato Russo
29° – Luiz Gonzaga
28° – Chico Mendes
27° – Dom Pedro II
26° – Pastor Silas Malafaia
25° – Oswaldo Cruz
24° – Manoel Jacintho Coelho
23° – São Frei Galvão
22° – Ruy Barbosa
21° – Eike Batista
20° – Neymar
19° – José Alencar
18° – Roberto Carlos
17° – Zilda Arns
16° – Dercy Gonçalves
15° – Ronaldo Fenômeno
14° – Chico Anysio
13° – Bispo Edir Macedo