terça-feira, 17 de julho de 2012

“Conversa de Gente Grande”: Descontraído, Marcelo Tas se comporta como ‘gente pequena’, mas peca ao instigar crianças a falarem de temas adultos sem mostrar a menor preocupação em ser elucidativo


“Crianças às vezes são chatas. Mas têm adultos muito mais chatos”, declarou Marcelo Tas logo no começo da estreia de “Programa de Gente Grande”, nesse domingo (15), na Band. E o que logo em seguida o que se viu é que há atrações que quando são longas demais acabam se tornando ainda muito mais chatas do que crianças e adultos, separados ou juntos. Tas se mostrou descontraído e pareceu até ter assumido um personagem que se comporta como “gente pequena”. Mas exagerou em vários momentos ao se prolongar demais sobre um mesmo assunto nas conversas e tratar de alguns assuntos adultos demais para a faixa etária apenas para provar que estava rodeado só por meninas e meninos que pensam como “gente grande”.  

Produzida pela Eyeworks do Brasil, a adaptação do formato argentino de “Agrandadytos” foi anunciada pela Band como uma tentativa de entender a vida maluca do século 21 usando e abusando da sinceridade infantil. O elenco foi bem escolhido, com crianças espertas e curiosas. A abertura foi bem criativa, com Tas nos corredores da Band, dirigindo-se ao estúdio cercado por crianças desempenhando funções de uma equipe de profissionais de TV responsável pelo programa. Estão lá miniaturas de diretores, câmeras, maquiadores, camareiros.

Mas o apresentador peca ao tratar seus colaboradores mirins como se estivesse falando com os componentes do “CQC”, nas noites de segunda-feira na mesma emissora. Tas, tentando ser engraçado, mas sendo pouco educativo, refere-se às crianças como “micróbios”, “monstrinhos”, “bactérias”. Ele esquece que não está tratando com Marco Luque, Rafael Cortez e Cia. Ah, ele não usa esses termos diante delas, apenas quando está sozinho no estúdio.

Tem lá um quadro tipo pegadinha em que crianças são colocadas numa sala de espera para resistir a uma mesa de doces ou se surpreender com um carrinho de brinquedo movido por controle remoto.  No “Mano a Mano”, em que Tas entrevista uma ou duas crianças de cada vez, teve bons momentos, como o do garoto que não entendia como ele iria aparecer na TV e o de outro que, ao ser perguntado sobre o que era TPM respondeu: “É o nome desse programa”. Valeu pela inocência infantil, mas em muitos momentos o apresentador quase se tornou inconveniente na tentativa de arrancar declarações inusitadas sobre relacionamentos entre homens e mulheres de crianças de 4, 5 anos. 

O melhor mesmo foi o quadro “Escola de Gente Grande”, no qual o vovô Florisvaldo, de 59 anos, recebe uma aula de sua neta, Letícia, de 5 anos, para aprender a desenhar e pintar no computador. Ali sim a inteligência e esperteza da nova geração foi valorizada.

Aí chega a vez do convidado da noite: Pelé. Antes de começar a entrevista é mostrada uma enquete perguntando a várias crianças quem é Pelé. “A gente não faz ideia”, disse uma. “É um clube”, “É cantor de forró”, “É da Turma da Mônica”, foram outras respostas. Já das perguntas feitas ao jogador, a maioria se referia a namoradas que o craque teve, filhos assumidos ou não e até se ele preferia loiras ou morenas. Perguntas claramente formuladas por adultos da produção do programa e decoradas pelas crianças. “Quantas pessoas têm no mundo? Quantas delas por sua causa?”, indagou uma delas, que claramente não tinha real noção do que estava falando. E questões que poderiam ser tratadas de forma educativa, como quando o menino pergunta “Como nascem os bebês?”, nada de esclarecedor aconteceu. Pelé deu uma resposta confusa falando do “encontro do espermatozoide com o óvulo”, enquanto Tas gargalhava, como se estivesse ouvindo uma piada.

Mas engraçado mesmo foi no encerramento, quando o apresentador pediu que Pelé tocasse violão e cantasse cercado pelas crianças. Logo nos primeiros acordes um dos meninos fez uma cara de horror, espantado não se sabe se com a voz do Rei ou com o ritmo da música. Mas logo em seguida voltou ao script e acompanhou os outros nas palmas, fingindo estar adorando.

Esse tipo de atração não é novidade. Há mais de um ano o “Programa Raul Gil”, exibido nas tardes de sábado no SBT, tem o quadro “Crianças Curiosas”, em que celebridades adultas são entrevistadas pelos pequenos. Já passaram por lá Wanessa, Jorge Vercillo, Carlos Alberto de Nóbrega e até o brega Falcão, que também está na lista de próximos convidados de Tas. De 1999 a 2002, o ator Márcio Garcia também apresentou o “Gente Inocente”, no mesmo formato, nas tardes de domingo na Globo. Contava até com a presença de Chico Anysio à frente do quadro “Neném Sabe Tudo”.

A audiência de “Conversa de Gente Grande” foi baixa, menos de dois pontos na média, deixando a Band em quinto lugar. Com certeza não foi uma boa ideia querer concorrer no horário com parte do “Domingão do Faustão” e parte do “Fantástico”, da Globo; parte do “Programa do Gugu” e parte de “A Fazenda”, da Record; o “Programa Silvio Santos”, do SBT, e parte do game “O Último Passageiro” e parte de “Saturday Night Life”, da Rede TV!. Esse último, por sinal, apresentado pelo ex-companheiro de bancada de Tas no “CQC”, Rafael Bastos. Talvez a saída seja sair das noites de domingo. Ou enxugar mais os quadros e reduzir o tempo no ar.