domingo, 8 de julho de 2012

“A Fazenda 5”: Gretchen pede para sair por não ter resistência e paciência para disputar espaço com jovens correntes em reality


Gretchen não surpreendeu a quem acompanha “A Fazenda 5” com sua decisão na noite de sexta-feira (6) de bater o sino, recurso usado para quem quer desistir de continuar participando do reality show da Record. Desde a estreia do programa, no dia 29 de maio, a dançarina mostrou estar se sentindo deslocada naquele ambiente. Primeiro que ela morre de medo de bichos e, por isso, resolveu tomar para si a tarefa de pilotar a cozinha. O que acabou causando atritos entre ela e muitos participantes por sua forma autoritária de querer controlar os alimentos que cada um consumia. Seu gênio dominador revelado no ar despertou certa antipatia por boa parte dos telespectadores. Quiçá até em “seu público”, como ela gostava de dizer durante suas conversas com Viviane Araújo enquanto metia o malho em seus desafetos no jogo.

Mas a impressão que se tem é que, no fundo, a Rainha do Rebolado, aos 53 anos e sem exibir mais a boa forma de outrora, sentia-se ofuscada cercada por mulheres mais jovens, tão sensuais e insinuantes quanto ela em seus tempos áureos brilhando nos palcos. No começo, quando o também cinquentão Sylvinho ainda estava no programa, ela tinha um companheiro para dividir experiências vividas numa mesma época. Mas com a eliminação do cantor, restou a ela se unir a Viviane, de 37 anos, a quem prometeu até passar o título de Rainha do Rebolado. Nas últimas semanas Ângela Bismarck, de 46, que já estava apagada no programa mesmo antes da morte de sua irmã, se uniu à dupla, sem acrescentar muito.

Os anos de estrada com certeza deram a Gretchen esperteza e sagacidade suficientes para perceber quando está insistindo em uma briga na qual não sairá vencedora. Ela deve ter intuído que foi poupada de ir para a roça pelo esquema montado no último desafio da chave. Sem resistência para provas físicas, era claro que ela estaria entre os quatro perdedores e que, portanto, iria para o celeiro e estaria entre os imunes na votação graças ao segredo da chave. Sentiu, então, que só lhe restava mesmo pedir para sair e evitar de queimar ainda mais seu filme.

A saída de Gretchen com certeza foi lamentada pela direção da Record, que via nela um dos nomes mais fortes e conhecidos em um elenco no qual a maioria o grande público nunca tinha ouvido falar até então. Mas não se pode esquecer que ainda está lá Nicole Bahls, causando e encarando de frente quem a contrarie, principalmente se esse alguém for Viviane Araújo, com quem a ex-Panicat tem uma rixa antiga envolvendo o atual marido da modelo e atriz.

E, caso se confirme oficialmente a entrada no programa de Gracyanne Barbosa, mulher do cantor Belo, ex-marido de Viviane, com certeza “o bicho vai pegar” e a saída de Gretchen logo será esquecida. É o curso normal de todos os realities: basta sair um vilão para que outro, até então enrustido, logo se manifeste e ocupe a vaga. Rei morto, rei posto.