quarta-feira, 4 de julho de 2012

“Sogras em Guerra”: Reality mostra de forma descontraída a rivalidade entre sogras disputando o direito de reinar absoluta na organização do casamento de seus filhos


Casos de incompatibilidade entre sogras e genros ou entre sogras e noras não são novidades. Agora, quando o enfrentamento acontece entre a mãe do noivo e a mãe da noiva, a história muda de figura. É nesse embate que aposta o “Sogras em Guerra” (In-Law Wedding Wars), programa do canal da TV por assinatura Discovery Home & Health que estreou nessa terça-feira (3), em que elas disputam o direito de tomar a frente de toda a organização do casamento de seus filhos. A série é apresentada por Gina Stole, proprietária de uma empresa de planejamento de eventos sediada na Filadélfia, Pensilvânia, que atende clientes de várias cidades americanas.  

A proposta é mostrar a cada episódio duas sogras competindo para ver qual delas planejará toda a cerimônia de casamento de seus filhos. Cada uma apresenta um projeto e os noivos, sem saber qual projeto é de qual das sogras, escolherá um deles. A que perder terá de ajudar a vencedora em todos os preparativos, desde local, decoração, bufê e até o bolo e o vestido da noiva. O casal não poderá interferir em nenhuma decisão. O que acaba gerando certo mal-estar também entre eles. Mas é a condição para participar do programa.

No primeiro episódio, os noivos são Janene e Mike, um casal que está junto há cinco anos e que, por causa da chegada cedo do casal de filhos, não tiveram tempo de organizar uma cerimônia de casamento. “É uma lar feliz e caótico”, afirma Gina, enquanto observa as crianças fazendo a maior algazarra no quintal da casa. O programa não especifica onde eles moram nem em que trabalham. Informações pessoais são dispensadas, já que o foco fica apenas na corrida contra o tempo para a preparação do evento.

E as primeiras personagens não poderiam ter sido melhor escolhidas, já que as diferenças entre elas são gritantes. June, a mãe da noiva, é uma mulher tradicional, casada com o mesmo marido há 40 anos, frequenta a missas todos os domingos e passa a semana sentindo-se culpada quando não consegue ir à igreja. Donna, a mãe do noivo, já se divorciou duas vezes, tem três filhos, anda de moto e é professora de danças eróticas, como pole dance. O choque entre a carola e a moderninha deu toda a graça ao episódio. Enquanto June sugeriu gaita de fole na festa, Donna deu a ideia de um poste de pole dance para animar os convidados.

As mães tiveram dois dias para formularem suas propostas de como queriam que fosse o dia do casamento. Ao saber que a perdedora teria que ser auxiliar da vencedora, June não gostou: “Isso não é bom, não sou uma seguidora, sou uma líder. Não sou de seguir instruções”, declarou ela. Uma afirmação que não condiz com uma fervorosa seguidora dos preceitos tradicionais da igreja. “June, você é tradicional, eu sou divertida e a diversão ganha todas as vezes”, rebateu Donna.

E não deu outra. Donna, que propôs uma cerimônia ao ar livre num campo de golfe, venceu a proposta de June de fazer tudo em uma igreja. As brigas entre as duas começaram logo na escolha do vestido de noiva. Janene experimenta os modelos escolhidos por Donna com os olhos vendados. Ela só poderá vê-lo no dia do casamento. June não gosta da escolha e não disfarça sua revolta. Nesses momentos mais críticos, Gina, além de apresentadora e mediadora, tem que usar de toda sua psicologia para aparar as arestas e impedir que o resultado final seja uma tragédia.

No dia tão esperado, nem tudo que Donna panejou dá certo. Além da chuva que caiu, levando a festa para a parte interna do clube, a noiva apareceu com um vestido que não foi o escolhido pela sogra. Janene não gostou do modelo e sua mãe, rapidamente, apareceu com outro, escolhido por ela e comprado escondido da outra competidora. “Vou perdoar a June por trocar o vestido, mas não vou esquecer”, sentenciou Donna.

Apesar de Donna e June terem aparecido até brincando na pista de dança da festa no clipe de imagens mostrado no encerramento do episódio, ficou no ar que a turra entre as duas não terminou ali. Vamos ver como serão as próximas sogras que vão se enfrentar no caminho tortuoso no qual terão que se aturar até levarem seus filhos até o altar.