segunda-feira, 16 de julho de 2012

“Domingão do Faustão”: Titina Medeiros se emociona com homenagem após estreia na TV como Socorro em “Cheias de Charme”


Titina Medeiros, a Socorro de “Cheias de Charme”, conseguiu em apenas três meses após ter feito sua estreia em novelas já ganhar uma homenagem no “Domingão do Faustão”, nos moldes do “Arquivo Confidencial”, que foi ao ar nesse domingo (15). Talvez para não alimentar ainda mais a inveja de muitos artistas com muito mais tempo de casa ainda esperando na fila a sua vez de ser alvo da “surpresa” de ver sua trajetória contada através de depoimentos de amigos, familiares e colegas de profissão, a homenagem a Titina foi feita sem rótulos. Mas foi muito merecida.
 
A nordestina Socorro não teria melhor intérprete na novela das sete, escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, do que essa sua conterrânea. No começo da trama, que estreou em abril, eu costumava dizer que a personagem era três “in”: invejosa, insuportável e inconveniente. Chegava a irritar as cenas em que estava sempre aprontando para se dar bem sem esforço. Mas a partir dos capítulos em que Socorro foi ser “personal colega” de sua ídola Chayenne, com o apoio de Laércio, Titina realmente soltou sua veia cômica e cresceu na novela contracenando com Cláudia Abreu e Luiz Henrique Nogueira.

No programa de Fausto Silva, Titina mostrou uma transparência, simpatia, simplicidade e total desapego a qualquer tipo de deslumbramento que tanto vira a cabeça de novatos pegos de surpresa com a fama e o sucesso repentinos. E se emocionou com depoimentos como o da vizinha Dona Terezinha, que cuidava dela quando era bebê, e o do maestro Netinho de Pinta, que a ensinou a tocar trompete e a desafiou a tocar o instrumento ao vivo no palco do Faustão. A atriz não se intimidou, mesmo tendo recebido um pistom desafinado.

Sem esconder a origem humilde, Titina falou de sua infância feliz em uma cidade do interior do Rio Grande do Norte e de como se sente orgulhosa de não ter conseguido tudo com facilidade, mas de ter tido oportunidade para lutar pelos seus sonhos. “Com 20 anos eu saí de casa porque não aceitava a opinião do meu pai, que discordava da minha escolha de ser atriz. Mas foi tudo com muito amor, carinho e proteção. E ele é responsável também pela minha carreira, porque sempre ouvimos música boa, era um homem muito sensível. Ele não foi artista porque não nasceu no lugar certo, na hora certa, mas era por dentro”, contou ela, emocionada, após ver o depoimento de sua mãe, Maria Izabel, falando do quanto o marido, já falecido, estaria orgulhoso de ver o sucesso da filha.

O amigo Marcílio Amorim contou dos tempos difíceis em que eles trabalhavam juntos nos supermercados fazendo campanhas vestidos de coelhinhos na Páscoa e de palhaços no Dia das Crianças. E teve também o diretor geral de “Cheias de Charme”, Carlos Araújo, falando do encanto que todos tiveram logo ao ver o vídeo do teste enviado pela atriz, como também citando um episódio engraçado ocorrido em uma gravação no Projac: “Nós estávamos ensaiando uma cena e, de repente, entrou Adriana Esteves apareceu para fazer uma visita e a Titina começou a gritar ‘Meu Deus, é a Carminha, é a Carminha’. E parou o estúdio, todo mundo rindo. É essa espontaneidade que ela empresta tão bem à Socorro”. 

Logo em seguida foi a vez de Claudia Abreu emocionar a homenageada lembrando os toques que deu nas primeiras gravações da novela. “Eu disse a ela: você tem uma coisa que é não ter o medo do ridículo, você tem a entrega. E o talento dela saltou pra gente de uma maneira imediata”, disse Claudia Abreu, enquanto Titina tentava conter as lágrimas ao ouvir alguém que fazia parte de seu imaginário de atriz uma vida inteira e que hoje é sua colega de cena.

E para encerrar, sentindo-se como se estivesse num programa popular de auditório de Natal, mandou beijos para os potiguares, denominação dada a todos que nasceram no Rio Grande do Norte, e aos integrantes do Clowns de Shakespeare, grupo de teatro de Natal do qual ela faz parte há 16 anos e através do qual foi descoberta por um caça-talentos da Rede Globo que a viu em cena no espetáculo "Sua Incelença, Ricardo 3º", durante o Festival de Curitiba de 2011. Dias após a apresentação na capital paranaense, Titina e outros três atores da companhia receberam convite para fazer testes para novelas. Além dela, César Ferrario, também do Rio Grande do Norte e seu companheiro na vida real há seis anos, foi aprovado e hoje faz, eventualmente, par romântico com Socorro em “Cheias de Charme” no papel do caminhoneiro Morvan.

Com toda essa história, nem precisava mesmo chamar de “Arquivo Confidencial”. Mais naturalmente confidente do que Titina e Socorro não há.