sexta-feira, 13 de julho de 2012

“Na Moral”: Pedro Cardoso rouba a cena ao falar sobre invasão de privacidade e paparazzo deixa Bial numa saia justa


Pedro Cardoso veio para despertar os instintos mais primitivos dos telespectadores mais intimamente ligados ao tema da noite do “Na Moral” dessa quinta-feira (12), na Rede Globo: evasão e invasão de privacidade. O ator, sabidamente figura arredia a entrevistas e fotos, mais uma vez provocou e causou. Sim, porque a intimidade com o tema em suas respostas deixou calado até o paparazzo sentado a seu lado. O segundo programa comandado por Pedro Bial também trouxe uma matéria de alerta sobre crianças expostas na internet pelos próprios pais. Sem fazer drama, nem criar clima de comoção, o alerta foi feito para que esse tipo de crime não seja cometido. E é aí que está a diferença. Ninguém quer mais dramalhão no fim da noite, nem durante a manhã. De casos reais de tragédias já há muitas opções nos telejornais e jornalísticos em horários alternativos em várias emissoras.

 É claro que Pedro Cardoso incomodou ao tocar na ferida falando não apenas dos vigiados como também dos que vigiam. O representante dos paparazzi, Felipe Panfili, dono de uma agência de fotografia, ficou sem dar uma resposta à altura. "Quase fui processado por fazer uma foto, mas confesso que fui obrigado por um veículo", tentou justificar-se. Em uma de suas contundentes afirmações, o ator esbravejou: “Todo mundo tem vontade de saber quem eu sou. Mas eu também tenho vontade de saber quem é ele (apontando para alguém da plateia). A minha vida não é melhor do que a dele, nem superior. E através dessa falsa e ridícula mídia da vida particular das pessoas ninguém sabe realmente quem eu sou”.

Mesmo sentindo-se acuado, Panfili criou o momento saia justa do programa. Após Pedro Cardoso dizer que seu maior inimigo não eram os fotógrafos, mas sim "o cara que o contrata", Bial conta que o fotógrafo convidado é dono de uma agência. E Panfili revela que os maiores clientes compradores das fotos de paparazzi de sua agência são um site da Rede Globo e uma revista da Editora Globo. Dois pesos, duas medidas sempre. Os Pedros, Bial e Cardoso, ficaram visivelmente desconcertados. Para disfarçar o mal-estar, o apresentador recorreu à atriz Dira Paes, que estava lá fazendo às vezes de DJ da noite, pedindo sua opinião sobre o assunto. 

Esqueceram-se de colocar na balança também quem se expõem no mundo virtual por livre e espontânea vontade. Através da internet, muitos comentários criticavam Pedro Bial por tratar de um assunto diretamente ligado à invasão de privacidade, logo ele que comandou o "Big Brother Brasil" durante tantos anos. A urgência em tudo, até em se posicionar nas redes sociais, está fazendo as pessoas escreverem primeiro e pensarem depois. A maioria desses críticos de ocasião sabidamente são pessoas que também invadem a privacidade alheia, também com a desculpa de estarem "cumprindo ordens". Por isso vestiram a carapuça. E se já fazem o que fazem pelo salário que recebem, imagino o que fariam por um cachê igual ao do Bial... E salve, salve a liberdade de expressão.