sexta-feira, 10 de maio de 2013

“Salve Jorge”: Cenas que deveriam ser trágicas acabam ganhando tom de comédia por causa de situações, figurinos, interpretações e tratamentos surreais


Glória Perez realmente tem proporcionado momentos dignos da expressão “seria trágico se não fosse cômico” em “Salve Jorge”, novela das nove de sua autoria na Rede Globo. O que foi a cena do capítulo dessa quinta-feira (9) de mais um embate entre Lívia Marini e Morena, em que Claudia Raia, com seus quase 2 metros de altura, apareceu apavorada e tentando fugir, morrendo de medo da Nanda Costa, com seu pouco mais de um metro e meio? Aliás, o tráfico humano, que deveria ser a tônica dramática da história, ganhou tons de comédia nos eventos que passaram a acontecer na periferia do eixo mafioso. E as sequências que foram ao ar ao longo dessa semana se superaram no máximo do surreal.

Começou já na segunda-feira (6), em que, de novo, a mignon Morena deu uma surra na grandalhona Lívia, derrubando-a no chão e lavando a cara dela na sarjeta. Para completar, a briga foi apartada por dois policiais turcos que falavam português fluentemente. Enquanto isso, na boate turca houve um verdadeiro festival de comédia. Parecia mais uma versão de “Salve a Zorra do Jorge Total”. Teve até Isabelita dos Patins e outros transformistas marcando presença numa apresentação de Jane Di Castro fazendo show na boate da Turquia em que jovens traficadas viram prostitutas. 

Vem cá, o que aqueles gays todos faziam num estabelecimento feito para tirar dinheiro de homens interessados em garotas de programa? E as traficadas pulavam e cantavam empunhando taças de champanhe, numa alegria só, talvez por terem tido uma noite de “folga”. Sem falar na presença inexplicável da agente infiltrada Riva (Rita Elmor), dançando “Macarena”, nos intervalos dos shows. Hilariante.

Nos capítulos seguintes, outras cenas pareciam piada mal contada. Como a fuga armada de Wanda (Totia Meireles). Como ela trocou de figurino e peruca com a mulher contratada para substituí-la dentro do presídio? E a outra ainda ficou rindo, toda feliz na cela. Mas chocante mesmo foi a peruca usada por Zezé Polessa numa cena de flashback de Berna. Ela jovem com aqueles cabelos longos e de franja ficou um clone da personagem de Thammy Gretchen disfarçada na Turquia.

Estão exagerando também nas ações da “delegata”, Heloísa (Giovanna Antonelli), que está tendo momentos à la “As Panteras”. Onipresente, a policial troca de cenário a cada cena e está sempre no local certo, na hora exata e com o figurino errado. Só faltou ela aparecer para salvar Thompson (Odilon Wagner) de um sequestro, usando um daqueles seus macacões estampados, que parecem pijamas próprios para o Bozo dormir. E no momento do desespero, o mordomo exageradamente apavorado se esqueceu de São Jorge e pediu salvação a Santa Zita. Só rindo mesmo.





Mais "Salve Jorge" em:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/04/salve-jorge-com-talento-e-sutileza.html